Portal da Cidade Foz

Vacinas

Pais e responsáveis acompanham vacinação de crianças em Cmeis de Foz do Iguaçu

Ação da Secretaria de Saúde visa aumentar o número de crianças vacinadas contra a influenza, covid-19 e outras doenças.

Publicado em 21/05/2022 às 07:18

(Foto: Welyton Manoel/PMFI)

(Foto: Welyton Manoel/PMFI)

A nova ação para a vacinação de crianças em Foz do Iguaçu foi acompanhada de perto, nesta sexta-feira (20), por responsáveis pelos alunos matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil. As equipes atualizaram os cartões de vacina das crianças, com doses contra a influenza, covid-19, e outras em atraso, como a tríplice viral.

“A vacinação é muito importante para prevenir as doenças e ajudam a minha filha a crescer saudável. Já aproveitamos para colocar todas as doses em dia”, disse Franciele Dias, mãe da pequena Sarah, de 4 anos.

“Ele estava gripado há pouco tempo e agora com a vacina eu fico mais tranquila, sabendo que está mais seguro”, contou Marilene de Oliveira, mãe do Matheus, 4 anos. 

A secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, explica que os responsáveis foram informados sobre a ação e já haviam apresentado a carteira de vacinação durante a semana para a preparação das doses.

“As vacinas só podem ser aplicadas com a presença dos pais ou responsáveis devidamente autorizados. Vem deles o importante apoio que precisamos para o bom resultado da ação”, afirmou Tontini.

Os Cmeis foram as primeiras instituições de ensino a receber as equipes da Secretaria Municipal de Saúde para vacinação de alunos. Foram cerca de 30 neste primeiro dia e o restante será finalizado na próxima sexta-feira (27). As próximas etapas serão em escolas municipais e escolas privadas.

Cobertura vacinal

A ação foi pensada para aumentar a cobertura vacinal desse público. Até o momento, 56% das crianças foram vacinadas contra a covid-19, e apenas 31,53% receberam as duas doses. Contra a influenza, foram vacinadas 12,1% das crianças entre seis meses e quatro anos.

“Trata-se de uma necessidade para proteger as crianças, que não podem mais continuar com doses atrasadas. Essa parceria com as famílias é muito importante para evitarmos o agravamento do cenário epidemiológico e as vacinas integram esse momento. Elas salvam vidas e isso já está comprovado”, completou a secretária.

Fonte:

Deixe seu comentário