Portal da Cidade Foz

Arboviroses

Parceria entre UNILA e Hospital Municipal agiliza resultados de exame de dengue

O laboratório da Universidade foi credenciado para a realização de exames de Zika Vírus, Chikungunya e os quatro sorotipos de Dengue.

Publicado em 15/04/2023 às 13:24

(Foto: Divulgação)

O Laboratório de Biologia Molecular da UNILA e Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) – que surgiu em 2020 a partir de um convênio que visava combater a pandemia de Covid-19 – vai agora ajudar o município de Foz do Iguaçu a enfrentar as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

No final do mês março, o Laboratório foi credenciado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) para a realização de testes moleculares para diagnóstico de Zika Vírus, Chikungunya e os quatro sorotipos de Dengue. Desde então, já foram realizados 657 exames.

Com o credenciamento, Foz do Iguaçu ganhou mais celeridade na detecção dos casos e, de acordo com a professora do curso de Medicina Maria Leandra Terencio, isso ainda permite reduzir casos mais graves das infecções.

“As arboviroses são reconhecidas e consideradas como um problema de saúde pública global. Desta forma, a ampliação da capacidade de testagem sempre será assertiva e reduzirá o tempo de espera pelo resultado do exame, visto que a detecção precoce do patógeno no período da viremia (incubação) contribui de maneira importante para a redução de sequelas e óbitos decorrentes da infecção”, explicou a docente, responsável pela implantação dos testes.

Os exames dos casos suspeitos são coletados nas unidades de saúde e encaminhados para o laboratório localizado no prédio do Laboratório do HMPGL.

“O exame realizado é um teste molecular discriminatório, baseado na amplificação e detecção de ácidos nucleicos (RNA) dos vírus Zika, 4 sorotipos de Dengue e Chikungunya, em amostras de sangue de pacientes com suspeita de infecção. Todos os patógenos são investigados na mesma amostra do paciente, não havendo diferença nos exames independentemente do alvo”, salientou Maria Leandra.

Os equipamentos utilizados para o diagnóstico – o extrator automatizado de ácidos nucleicos e o termociclador para PCR em tempo real – são da UNILA e do HMPGL. Além disso, estudantes finalistas do curso de Biotecnologia realizam estágios remunerados no Laboratório, compondo a equipe que também conta com servidores do Hospital.

O Laboratório de Biologia Molecular UNILA-HMPGL surgiu por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Hospital e a Universidade no ano de 2020. O objetivo inicial era auxiliar no diagnóstico da Covid-19. Até o começo de 2023, o Laboratório seguiu realizando os testes moleculares de Covid, visando o manejo, a organização e a rotatividade de leitos e controle de surtos. Durante este período, muitos acadêmicos da UNILA, de cursos como Medicina, Biologia e Biotecnologia, já realizaram seus estágios obrigatórios, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado no Laboratório.

Fonte:

Deixe seu comentário