Portal da Cidade Foz

Mercosul

Projeto quer transformar tríplice fronteira em referência na saúde e bem-estar

Iniciativa apresentada ao Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu contempla a criação consorciada de um polo trinacional de saúde.

Publicado em 08/04/2022 às 17:39

(Foto: Divulgação/COMUS)

Em consonância com a celebração do Dia Mundial da Saúde, comemorado anualmente em 7 de abril, a defesa de uma agenda positiva para integração trinacional foi apresentada na manhã de ontem (7) durante reunião do Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu (COMUS-FI).

Idealizado pelo arquiteto e urbanista Nilso Rafagnin, o projeto Águas Grandes propõe fazer da tríplice fronteira "um grande centro integrado de Turismo, Logística, Entretenimento, Indústria e Comércio, Inovação, Cultura, Desporto, Saúde e Bem Estar da América do Sul".

"Não há dúvidas que tenhamos potencial para sermos tudo isso. Porém, não podemos esquecer que, em primeiro lugar, as necessidades básicas das pessoas que vivem aqui precisam ser atendidas. A saúde e o bem estar da população trinacional é fundamental para alcançarmos o desenvolvimento sustentável que tanto sonhamos", defendeu Nilso Rafagnin ao formalizar o pedido para apresentação do projeto.

Durante a plenária, Nilso lembrou aos conselheiros o lema comemorado pela Organização Pan-Americana de Saúde para o Dia Mundial da Saúde deste ano. "Justamente, neste dia, 7 de abril, em que comemoramos o Dia Mundial da Saúde, sob o lema "Nosso Planeta, Nossa Saúde", venho a este conselho buscar o apoio para mobilizarmos a sociedade civil e o poder público em torno da necessidade de cuidarmos melhor da nossa tríplice fronteira. A efetiva integração trinacional é uma necessidade, e a pandemia deixou isso claro para todos", enfatizou o urbanista.

Dentre as propostas que deverão ser tratadas junto ao COMUS no próximo encontro, consta a necessidade de criação de centros avançados de atenção à saúde e ao bem estar social que contemplem nossa região de forma transfronteiriça.

"Isso deverá ser realizado com a ampla participação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos três países, e, também com participação junto sociedade civil, por meio de conselhos, tais Turismo e Meio Ambiente, bem como demais entidades engajadas. Propomos a consolidação de uma metrópole trinacional verde e inteligente˜, explica.

Referência 

Com apoio de organismos internacionais, o arquiteto acredita que o modelo de cooperação a ser trabalhado entre as três nações servirá de referência para iniciativas semelhantes em outras áreas de fronteira.

"É importante lembrar que a proposta de desenvolvimento sustentável entre nações encontra respaldo legal no Mercosul e está preconizada pela Organização das Nações Unidas. Esta apresentação ao COMUS pode ser o nosso ponto de partida para novas Audiências Públicas, envolvendo o PARLASUL, junto com nossos Poderes Executivos e Legislativos dos três países, mobilizando a população e assim irmanar nossos povos para prosperar juntos", enfatizou Nilso Rafagnin.

Além de receber o apoio do presidente do COMUS, André Di Buriasco, a conselheira, Olga Regina Souza, também elogiou a iniciativa e se colocou à disposição para colaborar com sua implementação.

"A pré apresentação do projeto Águas Grandes tocou em pontos estratégicos para a integração da saúde trinacional, bem como a importância de preservarmos juntos o nosso meio ambiente. A pandemia deixou essa necessidade muito evidente. O poder público dos três países precisa estar atento às necessidades específicas que nossa zona de fronteira apresenta. E uma das nossas grandes carências passa pela saúde", finalizou.

A apresentação formal do projeto Águas Grandes ao COMUS será na próxima quinta-feira (14), às 9h, na sede da entidade. A reunião é aberta ao público.

Fonte:

Deixe seu comentário