Portal da Cidade Foz

Dia D

Sábado é dia de vacinação em todas as unidades básicas de saúde sem agendamento

Basta procurar uma UBS portando documento de identificação, comprovante de residência e, se possível, a carteirinha de vacinação.

Publicado em 29/04/2022 às 10:43

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste sábado (30), o Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo nas 29 unidades básicas de Saúde (UBS). A ação acontece das 8 às 17 horas em 25 UBS. Nos quatro equipamentos que trabalham com horários diferenciados – Vila Adriana, Ouro Verde, Parque Presidente e Jardim Jupira – o atendimento será das 8 às 14 horas.

Não é preciso fazer agendamento, basta procurar uma UBS portando documento de identificação, comprovante de residência e, se possível, a carteirinha de vacinação. Crianças e adultos que estão com alguma dose atrasada podem atualizar o esquema vacinal dos imunizantes ofertados neste dia. 

A Secretaria Municipal de Saúde também está antecipando a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação, que estava prevista para iniciar em 03 de maio. Neste ciclo, a campanha será estendida para quinze grupos. A mobilização visa ampliar o campo imunológico da população e prevenir o agravamento de doenças respiratórias comuns durante o inverno.

Veja quem pode tomar as vacinas disponíveis e os novos grupos que estarão inseridos na campanha de vacinação, a partir deste sábado:

Influenza

- Crianças com idade de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puerperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Sarampo

- Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias e profissionais de saúde. 

Covid-19

- 1ª dose e 2ª dose para crianças de 5 a 11 anos e para adolescentes de 12 a 17 anos. Adolescentes imunossuprimidos poderão receber a 1.ª dose de reforço (3.ª dose).

- 1.ª, 2.ª e 3.ª doses para pessoas de 18 a 59 anos. A quarta dose ainda não está liberada para quem tem menos de 60 anos.

- Imunossuprimidos com 18 anos podem receber 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª doses, respeitando o intervalo de 28 días para a 3.ª e quatro meses entre os dois reforços. 

- Pessoas a partir de 60 anos podem receber 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª doses desde que tenham completado quatro meses de intervalo entre as doses.

Pode receber as vacinas

Os imunizantes contra a gripe e a Covid-19 podem ser tomados no mesmo dia por qualquer pessoa a partir dos 12 anos. Também não há nenhuma restrição para a aplicação das vacinas contra a influenza e sarampo em crianças. 

Não pode receber nenhuma vacina

Quem contraiu Covid-19 recentemente deve esperar 30 dias, a contar do início dos sintomas, para tomar qualquer um dos imunizantes. Pessoas gripadas ou resfriadas precisam aguardar até o completo desaparecimento dos sintomas para receber as vacinas.

Fonte:

Deixe seu comentário