Portal da Cidade Foz

Serviços

Secretaria de Saúde prestou mais de 4,3 milhões de atendimentos em 2022

Número envolve serviços e procedimento da Atenção Básica, Especializada, Saúde Mental e nas farmácias municipais.

Publicado em 28/12/2022 às 15:51

(Foto: Divulgação/PMFI)

Em 2022, a Secretaria Municipal de Saúde fez mais de 4,3 milhões de atendimentos - a grande maioria (mais de 3 milhões) nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS), envolvendo consultas médicas, enfermagem e odontologia. 

Já na Assistência Especializada, foram 336.731 atendimentos, entre consultas e exames nas diferentes áreas de especialidades médicas. Nas farmácias municipais, o número de atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 passou de 893 mil. 

Nos equipamentos de Saúde Mental, foram 202.959 atendimentos, dos quais 35.839 no Centro Especializado de Reabilitação - CER IV, que ganhou destaque em âmbito nacional no mês de junho, após o vídeo que mostrava o menino Gael, de um ano, ouvir pela primeira vez a voz da mãe ao usar um aparelho auditivo, viralizar na web. O CER IV atende pessoas com deficiência e oferece serviços de reabilitação física, intelectual, auditiva e visual. 

“Após um período difícil causado pela maior crise sanitária da história, tivemos um ano de reorganização da Saúde e vemos pelos números apresentados que foi de muito trabalho e de muito esforço pelos profissionais da área, que mais uma vez desempenharam um excelente trabalho”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro. 

Segundo a secretária Jaqueline Tontini, a Saúde é um “instrumento desafiador, progressivo e em constante necessidade de transformação”. “Tratamos com a urgência, a pressa, a dor e, ainda, o fator da tensão psicológica, que permeia os processos de trabalho cotidianamente. Mas também temos o privilégio de receber a maior gratidão pelo que ofertamos, e é com esse sentimento que trabalhamos todos os dias, renovando nossas forças em busca de melhorias na prestação de nossos serviços, de forma ininterrupta e incansável”. 

Vacinação

A aplicação de imunizantes este ano também teve importantes números, garantindo a imunização dos iguaçuenses contra doenças como a covid-19 e a poliomielite em crianças. No total, foram aplicadas 450.139 doses. Destas, 443.446 em residentes de Foz e 6.693 em estrangeiros. Somente contra a covid-19 foram 206.027 doses aplicadas.

Ações contra a dengue e orientativas

Outro importante trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde foram as ações contra o mosquito transmissor da dengue. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fez aproximadamente 297 mil vistorias em imóveis de Foz em 2022, em que os moradores receberam orientações sobre os cuidados com a limpeza dos ambientes e como evitar a proliferação do mosquito, animais sinantrópicos e outras situações relacionadas às zoonoses. 

Foram realizados dois mutirões de combate à dengue, nos meses de maio e novembro, nos quais foram recolhidas 162 toneladas de lixo e de materiais inservíveis. 

O CCZ também realizou cerca de 956 atividades educativas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil – Cmeis sobre vários temas ligados à saúde humana, animal e ambiental. 

Em novembro, as ações de Educação em Saúde realizadas pelo CCZ foram reconhecidas como modelo pela Fundação Nacional de Saúde durante uma oficina para o estado do Paraná, na cidade de Maringá. 

Fundação Municipal de Saúde

Já pela Fundação Municipal de Saúde, responsável pela administração do Hospital Municipal e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), foram realizadas 13.159 internações no período de janeiro a novembro de 2022, incluindo as internações cirúrgicas, psiquiátricas, clínicas médicas, ortopédicas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e casos de covid-19.

Também foram feitas 8.663 cirurgias, nos níveis ambulatoriais, eletivos, emergência e urgências; e ofertadas um total de 78.080 consultas nas mais diversas áreas, como ortopedia, cardiologia, pneumologia e neurologia. 

Em relação aos exames laboratoriais, foram 544.523 coletas/resultados expedidos. Já os exames por imagem somaram 63.110 execuções, entre raios-x, ultrassonografias, tomografias, ecocardiogramas e outros.

As UPAs Dr. Walter Cavalcante Barbosa e João Samek prestaram assistência médica e de enfermagem a 216.945 pacientes e executaram 1.293.709 procedimentos.

Convênios e licitações

A Secretaria de Saúde também é responsável pela execução e monitoramento de termos de convênios e contratos, acompanhados pela Diretoria Financeira. Em 2022, foram 23 convênios celebrados com organizações da sociedade civil (entidades); mais de 393 equipamentos de prestação de serviços de saúde; e 77 processos licitados.

Na Ouvidoria da Saúde, foi registrado um total de 2.928 atendimentos de demandas, entre solicitações, reclamações, informações, elogios, sugestões e outras.

Fonte:

Deixe seu comentário