Portal da Cidade Foz

a partir de novembro

UPA Padre Ítalo será referência em casos de crianças com sintomas respiratórios

Medida visa a melhor organização de fluxo dentro das unidades de pronto atendimento.

Publicado em 28/10/2021 às 17:27

(Foto: Divulgação/PMFI)

A partir do dia 3 de novembro, a Unidade de Saúde 24 horas Padre Ítalo Paternoster, no Porto Meira, será a referência para o atendimento de crianças com sintomas respiratórios. A decisão da Secretaria Municipal da Saúde visa a melhor organização de fluxo dentro das unidades e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Na unidade, a criança passará pelo acolhimento e fará o teste rápido para Covid-19 (Antígeno) e com o resultado, serão dados os encaminhamentos adequados. “Se a criança testar positivo, ela deverá permanecer em isolamento e será acompanhada pelas equipes de saúde. Casos graves serão encaminhados ao Pronto-Socorro Respiratório do Hospital Municipal”, explicou a diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tontini.

Com o resultado negativo, a família receberá o exame e poderá procurar uma unidade básica de saúde para tratamento dos sintomas.

Hoje, o atendimento para crianças com sintomas respiratórios é feito nas UPAs 24 horas Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, e João Samek, no Jardim das Palmeiras, além do Hospital Municipal. “Ao centralizar o atendimento infantil na Padre Ítalo, otimizamos o fluxo e damos mais segurança e conforto para o usuário, além de desafogar o atendimento nas UPAs”, disse a secretária de saúde Rosa Maria Jerônymo.

A prioridade no atendimento é para crianças de até doze anos. Para os demais grupos (adolescentes a partir de 12 anos, adultos e idosos), a orientação é sempre procurar primeiro o Plantão Covid. O acesso ao serviço pode ser feito pelo telefone (45) 3521-1800 (Whatsapp e ligação) ou ligação gratuita pelo 0800 645 5655. O paciente passa por uma avaliação prévia antes de ser encaminhado para a realização da coleta.

Fonte:

Deixe seu comentário