Portal da Cidade Foz

Imunização

Vacinação contra a gripe será aberta para toda população na segunda-feira (15)

Medida pretende ampliar a cobertura vacinal, especialmente com a proximidade do inverno

Publicado em 15/05/2023 às 06:24
Atualizado em

A partir de segunda-feira (15 de maio), a vacinação contra a Influenza (gripe) estará disponível para as pessoas a partir dos seis meses de idade em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde do município. Com a medida, a Secretaria de Saúde pretende ampliar a proteção contra a gripe na população, especialmente com a chegada de dias mais frios e a proximidade do inverno. 

A campanha iniciou no dia 28 de março para o público prioritário, mas devido às baixas coberturas vacinais, a Secretaria de Estado da Saúde recomendou a ampliação do público. 

De acordo com os dados do Programa Municipal de Imunização (PMI), foram aplicadas até agora 19.648 doses da vacina, com apenas 10% de cobertura entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos; 17% entre os trabalhadores da saúde; 31% entre os idosos com mais de 60 anos; 26% de gestantes e 11% de puérperas.

A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

O imunizante contra a Influenza pode ser aplicado com qualquer vacina do Programa Nacional de Imunizações, inclusive com as da Covid-19. Neste ano, em conformidade com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o imunizante é composto pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria). 

Bivalente

A vacinação bivalente contra a covid-19 está disponível nas unidades de saúde para todas as pessoas acima de 18 anos. A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. Das 195 mil pessoas aptas a receber o imunizante, apenas 16.923 foram vacinadas, o que representa cerca de 8,6% do público.

Fonte:

Deixe seu comentário