Portal da Cidade Foz

Imunizantes

Vacinas contra a Covid-19 e Influenza podem ser tomadas juntas em Foz do Iguaçu

Os dois imunizantes estão disponíveis em 29 unidades básicas de saúde e não há contraindicação de receber as doses no mesmo momento.

Publicado em 25/04/2022 às 09:21

(Foto: Christian Rizzi/PMFI/Arquivo)

Durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde podem receber a 4.ª dose contra a Covid-19 no mesmo dia. Os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades de saúde e não é necessário fazer agendamento. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência, portando documentos pessoais e a carteirinha de vacinação.

Para garantir a cobertura completa da população, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde também estão levando as vacinas até as residências de pacientes acamados e domiciliados. “Não há incompatibilidade entre os dois imunizantes”, explica a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini.

“No início da pandemia, a comunidade científica recomendou a não aplicação do imunizante concomitamente com os demais. Essa orientação foi derrubada, na medida em que as pesquisas avançaram”, complementa. 

Para pessoas que contraíram o coronavírus recentemente ou que estejam com sintomas gripais, seguem algumas restrições pontuais:

- Quem foi testado positivo para a Covid-19 deve respeitar o prazo de 28 dias, a contar do início dos sintomas;

- Pessoas em estado gripal ou resfriadas precisam esperar o completo restabelecimento para tomar qualquer um dos imunizantes.

Fonte:

Deixe seu comentário