Portal da Cidade Foz

Manifestação

Após protesto nas Cataratas, carta em defesa ao PNI será levada ao Senado

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 61/2013 pode ir para votação no Senado na próxima semana e permite abertura de rodovias em unidades de conservação.

Publicado em 23/05/2022 às 14:33
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Quem foi visitar as Cataratas do Iguaçu no sábado, 22 de maio, presenciou a manifestação do grupo Amigos do Parque, contra a votação no Senado do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 061/2013, o qual permite a abertura de estradas em todas as unidades de conservação do país e institui a Estrada-Parque Caminho do Colono, rasgando o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) ao meio e colocando em risco a fauna e o ecossistema da última reserva de Mata Atlântica existente no Brasil.

Carregando faixas e cartazes com palavras de ordem, os manifestantes mostraram toda a sua indignação contra a possibilidade de votação do PLC no Congresso Nacional. A ação não se limitou apenas a esse movimento no Parque Nacional do Iguaçu. Uma carta em defesa ao PNI será protocolada pessoalmente nesta terça-feira (24) pelo presidente do Conselho de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu, Raby Khalil, e entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) em Brasília (DF). “Vamos até as últimas consequências para barrar esse projeto”, garante Raby. 

A carta já tem a adesão de mais de 40 entidades e o grupo Amigos do Parque seguirá convocando a sociedade civil e entidades das mais diversas matizes a se integrarem ao Grupo. Para ler a carta na íntegra, clique aqui.

Para Mário Mantovani, Diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), o PLC 61/2013 trata-se de uma proposta eleitoreira e oportunista, aparecendo em anos eleitorais e que nada contribui para o meio ambiente. “Uma proposta completamente oposta ao interesse público. Trata-se de um interesse eleitoreiro, isso é confirmado, pois sempre aparece em anos eleitorais. O projeto não contribui em nada, temos outras prioridades na região, como as próprias rodovias, BR-163, entre outras para melhorar o sistema viário e facilitar o transporte e escoar a produção. Essa questão não tem mais nem sentido, pois já está julgado e transitado na justiça tem as questões internacionais. E como estou há mais de 20 anos acompanhando essa luta no Congresso Nacional, sei que é uma proposta oportunista e sempre levantada por aqueles que menos contribuem com as questões ambientais do Brasil e no Paraná. A maior indústria do mundo é a do Turismo e a gente não pode comprometer com uma proposta como essa, completamente de interesse pessoal e eleitoreira”, afirmou.

A vereadora de Foz do Iguaçu Yasmin Hachem (MDB) utilizou as redes sociais para manifestar todo o seu repúdio contra esse projeto. “O Parque Nacional do Iguaçu é um dos maiores territórios de preservação da Mata Atlântica que já se encontra, infelizmente, com mais de 90% de sua área devastada. A Estrada do Colono é um antigo caminho que foi transformado em estrada e está fechada há quase 20 anos por uma determinação judicial, por conta dos enormes prejuízos ambientais causados. São quase 20 anos de mata regenerada que precisaria ser desmatada e destruída para que essa reabertura acontecesse. E por ‘rasgar’ o Parque, a estrada interrompe a movimentação da fauna, diminuindo a sua área territorial, além de aumentar o risco de incêndios florestais, favorecendo também a caça predatória, extração ilegal de madeira e destruição dos palmitais”, iniciou a vereadora.

A parlamentar também lembrou do risco que pode ocorrer ao Turismo regional, caso a proposta seja aceita no plenário. “Além do impacto ambiental, outra consequência é no turismo, que é um grande ponto em nossa cidade. O título de Patrimônio da Humanidade concedido pelas Nações Unidas é fator que contribui para atrair visitantes e esse corte no meio do parque comprometeria sua conservação. E pelo PNI ser a única ‘ilha’ de mata solitária em meio a tanta atividade agropecuária intensa no Oeste do Paraná, pra não correr o risco de ocorrer uma abertura desordenada, predatória e destruidora desse espaço de preservação é que me posiciono de maneira completamente contrária à abertura da estrada. O PLC 61 de 2013 é um retrocesso e deve ser rejeitado. Nós de Foz do Iguaçu pedimos aos senadores e deputados que repensem essa abertura”, afirmou.

Pertencente ao mesmo partido do Presidente do Senado, o vereador de Foz do Iguaçu Kalito (PSD) reforça a importância de que “a mobilização prossiga pelo tempo que for necessário”. E reafirma o que vem dizendo: “Precisamos entender que a sustentabilidade é um tripé, formado pela sociedade, pelas questões ambientais e econômicas e a reabertura da Estrada do Colono fere todos esses aspectos. Pedimos aos senadores e deputados federais que escutem os técnicos e a população e barrem o projeto em questão”, pediu o vereador.

Fonte:

Deixe seu comentário