Portal da Cidade Foz

Readaptação

Gavião com dificuldade visual reaprende a voar no Centro de Falcoaria

Entre os cuidados está alimentação balanceada, recinto adequado para a espécie e treinos diários de voos.

Publicado em 15/01/2023 às 11:04

(Foto: Divulgação/Centro de Falcoaria)

(Foto: Divulgação/Centro de Falcoaria)

Um gavião cauda branca (Geranoaetus Albicaudatus) com dificuldade visual em um dos olhos está reaprendendo a voar no Centro de Falcoaria de Foz do Iguaçu. Ela foi levada para o Centro há seis meses e, desde então, passa por um processo de reabilitação física e psicológica com base nas técnicas da falcoaria.

Entre os cuidados está alimentação balanceada, recinto adequado para a espécie e treinos diários de voos. Segundo o falcoeiro Bruno Nogueira, há todo o cuidado inclusive com a alimentação, pois embora ainda está se estudando o motivo da perda visual, uma das possíveis causas da cegueira pode ter sido a ingestão de alimentos contaminados ou natural da própria idade.

Outra ave que chegou ao Centro debilitada física e emocionalmente foi um falcão Peregrino da subespécie tundrios. Por ser uma ave com hábitos migratórios acabou se acidentando e resgatado pelo Refúgio Biológico Bela Vista com fratura na asa.

No Refúgio recebeu os primeiros cuidados, mas depois também foi levado para o Centro de Falcoaria para a reabilitação física e psicológica.

De acordo com Leandro Mautone, falcoeiro responsável pela instituição, um dos principais pilares do Centro de Falcoaria no seu âmbito institucional é o acolhimento e reabilitação de aves de rapina. “Recebemos aves oriundas do tráfico, mau tratadas e acidentadas. Fazemos o acolhimento e a reabilitação”, explicou.

Apresentação

Essas aves raramente vão participar da apresentação de voo que é realizada diariamente no espaço. “Nós utilizamos as técnicas da falcoaria para a reabilitação, mas só participam do voo para o público aves 100% sadias”, disse Mautone.

O mergulho histórico dessa técnica milenar e o voo das aves ocorrem diariamente no Centro da Falcoaria. Pela manhã a partir das 9h e à tarde às 15h. 

No Centro há também uma mini fazendinha com vários animais, entre eles ovelhas, cabritos, vacas, pequenos porcos, gansos, coelhos, patos, pavões e cavalos.

Gestão

O Centro de Falcoaria foi reaberto dia 20 de dezembro sob gestão do Complexo Dreams Park Show que ampliou sua missão: além de promover entretenimento, atuar na preservação da mata atlântica e reabilitação das aves de rapina.

O centro está localizado no Remanso Grande, na rua Cruz Alta, n° 111, ao lado do Dreams Park Show e atende diariamente iguaçuenses e turistas, das 9h às 18h.

Mais informações no site: https://falcoariafoz.com.br/ ou pelas redes sociais: @centrodefalcoariafoz

Fonte:

Deixe seu comentário