Portal da Cidade Foz

Registro

Mãe e filhote da espécie onça-pintada são flagradas na estrada das Cataratas

Segundo informações de funcionários do local, trata-se da onça Angá e seu filhote, que deve ter entre 9 a 11 meses de idade.

Publicado em 03/01/2023 às 09:53
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

Os primeiros dias do ano já proporcionaram o registro de duas onças-pintadas, nas proximidades do km 29 da BR-469, já dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

As imagens foram feitas no domingo, dia 1º de janeiro, por Simone Ribas, no caminho de volta das Cataratas até a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Rapidamente as imagens viralizaram nas redes sociais, por ser considerado raro de ocorrer.

Segundo informações de funcionários do local, trata-se da onça Angá e seu filhote, que deve ter entre 9 a 11 meses de idade. Não faz muito tempo, câmeras de segurança no interior da unidade de conservação já tinham registrado imagens das onças-pintadas.

Os felinos do Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina) são monitorados por projetos específicos, como o Onças do Iguaçu no lado brasileiro. Alguns animais possuem colares, facilitando o acompanhamento em tempo real.

A cada dois anos, o projeto, em conjunto com o Proyecto Yaguaraté, da Argentina, divulga um senso realizado nos parques nos dois países com números sobre a quantidade de onças-pintadas nos dois locais. São cerca de 600 mil hectares de área monitorados pelos dois projetos.

O projeto conta com armadilhas fotográficas espalhadas pelo parque que permitem um acompanhamento das onças e o monitoramento de outras espécies da fauna.

Veja o vídeo do momento:

Fonte:

Deixe seu comentário