Portal da Cidade Foz

Superação

Números do Parque em 2022 superam expectativa do turismo de Foz, diz secretário

Um dos fatores para a recuperação rápida do setor são ações de promoção e divulgação do Destino Iguaçu, feitas de forma integrada.

Publicado em 12/01/2023 às 09:26

(Foto: Divulgação/PMFI)

A visitação no Parque Nacional do Iguaçu em 2022, com quase 1,5 milhão de ingressos, alcançando 71% da bilheteria na pré-pandemia, em 2019, superou a expectativa do setor de turismo de Foz do Iguaçu. A avaliação é do secretário de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação, Lourenço Kuerten, ao participar nesta terça-feira (10) da solenidade que marcou os 84 anos do parque.

O turismo de Foz do Iguaçu tem como principal atração as Cataratas do Iguaçu disse Kuerten, destacando que a bilheteria do parque ainda é a principal métrica de visitação do Destino Iguaçu. “A visitação chegou já em um número elevado e que até mesmo a Secretaria de Turismo não esperava para 2022. Nossa expectativa próximo disso era ainda em 2023, mas os resultados foram muito positivos, não só aqui no Parque, mas em outros atrativos com o Marco das 3 Fronteiras, que ficou apenas 7% abaixo de 2019”.

O secretário acredita que esta recuperação do setor, após dois anos, é resultado também das ações de promoção e divulgação realizadas ao longo dos últimos três anos. “Com toda essa ação cooperada (prefeitura, Itaipu e setor privado), e os novos atrativos, temos certeza de que vamos chegar no final de 2023 superando esses números de 2019, que foram recorde de visitação”.

Para este ano, a pasta do turismo tem reservado um recurso específico para promoção que terá as Cataratas do Iguaçu como carro-chefe, junto com o Complexo Turístico da Itaipu, Marco das 3 Fronteiras e outros atrativos. “A meta agora é projetar uma uma campanha para atrair o turista e ele ficar entre cinco e sete dias no destino, tempo suficiente para que ele conheça todos os atrativos, desde os mais tradicionais, aos mais novos".

Gestão participativa

O secretário destacou também que é muito importante a participação do poder público e todos os setores na gestão do parque nacional. “É preciso o envolvimento de todos,das agências de turismo e do Conselho Municipal de Turismo - importantes nesse processo para trazer algumas coisas que muitas vezes não são visualizadas dentro, mas que alguém de fora consegue olhar e apontar o que precisa melhorar para dar mais qualidade ao visitante”. 

A secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, que participou da solenidade, disse que necessário "este olhar também de preservação ambiental, que é referência no parque e para melhorar o aproveitamento turístico com isto”, ressaltou.

Turismo estrangeiro

O secretário Lourenço Kuerten também destacou a volta dos voos internacionais no Aeroporto de Foz do Iguaçu. “Esse é um detalhe bastante importante. Temos que lembrar que o turista internacional depende de malha aérea e o custo é mais elevado. Acreditamos que aqueles que moram além mar, em outros continentes, vai demorar mais um pouquinho, mas o que a gente está trabalhando agora são com os turistas da América Latina”. 

“Esse é um público que tá conseguindo vir. Estamos recebendo voos diretos do Chile e do Uruguai, que começaram em dezembro do ano passado, em janeiro teremos voos diretos para Assunção e trabalhamos com a expectativa de retomar aquela rota com Lima, capital do Peru. Isso é importante porque faz o caminho de toda a América do Sul para Foz do Iguaçu e no futuro também vai ser um hub de entrada do turista mais distante para Foz do Iguaçu”.

A pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu foi ampliada para quase três mil metros, obra concluída em 2021, mas que não pode ser utilizada por falta de homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A concessionária CCR Aeroportos, que assumiu a gestão do terminal em março do ano passado, acredita que até março deste ano, o procedimento será executado. 

“Tivemos uma reunião com a CCR onde isso foi também levado em conta e eles falaram que estão nos detalhes finais para ter essa homologação para permitir aí também que os voos de longas distâncias cheguem direto a Foz do Iguaçu”, destacou Kuerten.

Fonte:

Deixe seu comentário