Portal da Cidade Foz

Xô, calor!

Parque das Aves oferece blocos de gelo com frutas para aves se refrescarem

Com a chegada do verão, o enriquecimento ambiental oferece aos animais mais opções para se refrescarem e aliviar o calor.

Publicado em 12/01/2023 às 07:25

(Foto: Divulgação/Parque das Aves)

(Foto: Divulgação/Parque das Aves)

Para aliviar o calor do verão de Foz do Iguaçu, a equipe da Divisão de Bem-estar Animal do Parque das Aves preparou blocos de gelo com frutas para as aves se refrescarem, e vai disponibilizá-los nesta quinta, 12 de janeiro. Quem estiver visitando o Parque na data poderá acompanhar a ação no Viveiro das Araras a partir das 13h.

“Os blocos são feitos com frutas da estação e já fazem parte da dieta das aves nesta época do ano. Elas são congeladas com água de coco e são uma oportunidade para elas experimentarem diferentes sensações, texturas e sabores. E para o público é muito interessante poder observar as aves interagindo com os blocos de gelo, tocando a superfície gelada ou tentando quebrar os blocos para retirar as frutas. É uma atividade que favorece o bem-estar dos animais e também encanta as pessoas”, comenta Alessandra Mello, coordenadora da Divisão de Bem-estar Animal do Parque das Aves.

Além das frutas congeladas, os animais também têm acesso frequente a água fresca, sombra e aspersores (um tipo de chuveirinho que umidifica o ar), tudo para amenizar o calor de Foz do Iguaçu. “Oferecer os alimentos de formas diferenciadas incentiva comportamentos de exploração, incentivam as aves a explorarem o novo, motivando sua curiosidade natural”, complementa Alessandra.

O que é o enriquecimento ambiental?

O enriquecimento ambiental é uma técnica que busca otimizar o bem-estar dos animais, favorecendo a expressão de seus comportamentos naturais através de distintos estímulos: físicos, alimentares, sociais, cognitivos ou sensoriais. As atividades são oferecidas aos animais de acordo com as programações elaboradas pela Divisão de Bem-estar Animal e são acompanhadas pela equipe, que realiza observações e coletas de dados comportamentais.

“Oferecer blocos de gelo pode ser considerado um tipo de enriquecimento alimentar, pois é uma forma diferente de oferecer o alimento da ave, e também do tipo sensorial, proporcionando sensação térmica e texturas diferenciadas. Fazemos essa atividade muitas vezes durante os meses de verão, cuidando de todas as etapas do processo, desde a preparação dos blocos até o monitoramento do comportamento dos animais”, explica Alessandra.

As aves passam grande parte do dia em busca de alimentos em seu ambiente natural. Os psitacídeos em especial cerca de 80% do tempo. Por isso, uma das técnicas utilizadas para manter esse comportamento natural, denominado "forrageio", é justamente estimular essa procura por alimentos. 

“Nossos colaboradores encorajam este comportamento nas aves, proporcionando desafios equilibrados ao servir a dieta dos animais de maneiras inusitadas, como inseridas em bolas de feno, escondidas em pinhas, bem como em locais e horários variados”, conta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

Além de despertar esse comportamento natural, o enriquecimento ambiental também permite simular situações que ocorreriam no ambiente natural de ocorrência dos animais, mantendo-os com padrões comportamentais típicos da espécie. 

“É importante notar também que os animais não são obrigados a interagir com o enriquecimento, sempre sendo um convite para eles. A quantidade também é sempre proporcional ao número de animais no recinto, para que todos tenham oportunidade de acessar os itens, caso queiram. Tudo é baseado em planejamento e ciência, procurando sempre proporcionar as melhores condições de vida possíveis para os animais sob nossos cuidados”, reforça Paloma.

Serviço 

O quê: Enriquecimento de Verão das Aves

Onde: No Parque das Aves, no Viveiro das Araras

Quando: Quinta-feira, a partir das 13 horas

Nos acompanhe no Instagram @parquedasaves.

Fonte:

Deixe seu comentário