Portal da Cidade Foz

Intercâmbio

Prefeitura de Foz do Iguaçu participa de Seminário Internacional Chinês

Município recebeu convite da Embaixada da China em Brasília para participar do evento que debateu projetos de ajuda chinesa a países da América Latina

Publicado em 29/05/2023 às 07:22
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu participou neste mês do Seminário Internacional Chinês, em Pequim, para o debate de projetos de ajuda chinesa a países da América Latina, representada pela Diretoria de Assuntos Internacionais do município. 

A participação de Foz do Iguaçu atendeu a convite da Embaixada da China em Brasília. O seminário foi realizado na Academia para Funcionários Internacionais de Negócios (AIBO). O evento acontece anualmente, com financiamento do Ministério do Comércio da República Popular da China. 

O propósito do evento é melhorar a compreensão e aprofundar a amizade com países latino-americanos, através da aprendizagem mútua e intercâmbios, e criar uma plataforma para que os países em desenvolvimento realizem cooperações internacionais e participem ativamente de projetos de financiamento locais.

O relacionamento de Foz do Iguaçu com a Embaixada da China em Brasília já possibilitou a realização do Ano Novo Chinês: Festival das Lanternas, em fevereiro de 2023, com a participação do Embaixador da China. O evento agora faz parte do calendário oficial do município. 

Para o prefeito Chico Brasileiro, o fato de Foz estar situada na região estratégica trinacional possibilita uma grande diversidade cultural, o que potencializa os atrativos culturais. A celebração das comemorações chinesas, como o Festival da Lua e Ano Novo Chinês, permitiu o fortalecimento dos laços com a comunidade chinesa local. Essa aproximação é de fundamental importância para estreitar as relações latino-americanas com a China e viabilizar projetos internacionais de financiamento local. 

O município foi representado durante o seminário pelo diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali. Ele ressaltou a importância da cidade estar inserida em agendas de captação de recursos internacionais. "Foz possui inúmeras oportunidades para investimentos internacionais locais. O histórico da relação de amizade com a Embaixada da China no Brasil, alinhado com as novas estratégias de aproximação e fortalecimento do BRICS da Política Externa Brasileira e em harmonia com as relações exteriores do

Brasil, permite impulsionar a captação desses financiamentos”, destacou.

Agendas

Ainda na China, o diretor de Assuntos Internacionais de Foz do Iguaçu visitou a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, visando fortalecer a cooperação da instituição com a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). Jihad Abu Ali também encontrou-se com o embaixador do Brasil em Pequim, para tratar da importância do apoio à captação de investimentos da China para Foz do Iguaçu.  

Fonte:

Deixe seu comentário