Portal da Cidade Foz

Viagens

Trade turístico e Polícia Federal buscam acelerar o tempo de controle migratório

Sistema totalmente digital busca facilitar o processo nas aduanas e acelerar o trâmite de acesso ao país.

Publicado em 16/01/2023 às 14:31
Atualizado em

(Foto: Jean Pavão/Divulgação)

Novo sistema digital é 100% gratuito, facilita processo e acelera acesso de estrangeiro ao Brasil. Disponível para todos os países e, principalmente, para visitantes provenientes de países do Mercosul, maioria do fluxo na região trinacional, o novo processo migratório pode ser feito de forma antecipada, evitando filas e aglomerações. Com o procedimento feito, é necessário apenas apresentar QR Code nos espaços apropriados nas aduanas das Ponte Internacional Tancredo Neves (Argentina) e Ponte Internacional da Amizade (Paraguai). 

Na última semana, a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu informou que o tempo para atendimento e para a realização de trâmites migratórios pode ser longo neste período de alta temporada do turismo. Para facilitar a tramitação, o órgão orienta a utilização do sistema da Polícia Federal, o STI Mobile.  

Para que essa informação chegue aos visitantes internacionais, o trade turístico de Foz vem estreitando relações com os responsáveis pela fiscalização aduaneira e orienta agências e guias de turismo a aderirem ao modo digital. As instituições que integram o trade se propuseram a auxiliar inclusive operacionalmente, apoiando os agentes de cadastros.

Assim, trade turístico e Polícia Federal, acreditam que a melhor forma para solucionar e reduzir as filas que se formam nas pontes, é com a utilização do STI Mobile, onde é possível realizar de forma facilitada o pré-cadastro migratório já disponível aos nacionais do Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai e Brasil. 

Para a Subchefe da Polícia Federal, Temila Soria, as filas não são uma exclusividade das fronteiras entre Brasil, Paraguai e Argentina, mas com a colaboração de todos na disseminação das informações e a boa vontade do visitante, isso pode ser amenizado. “Com o preenchimento do formulário virtual pelo viajante, ele já chega até nossos postos de controle com todos os dados carregados e uma simples coleta finaliza seu movimento migratório, dando agilidade ao processo”.

Para o Presidente do Comtur, Yuri Benitez, há um avanço no alinhamento entre o trade e os órgãos de fiscalização. Benitez salienta sobre o respeito cada vez maior com quem visita Foz do Iguaçu ou simplesmente realiza o trâmite para seguir viagem. “Nossa intenção é que todo visitante que chegue em nossa cidade tenha o melhor atendimento. Assim, nos colocamos à disposição dos órgãos competentes para auxiliar como agente facilitador. Estudamos a possibilidade de ceder pessoal para a atual sob orientação da PF e agilizar ainda mais esse processo migratório”.

Nesse sentido, os representantes do trade trabalham na divulgação do processo digital, em busca da agilidade do processo. Para o Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Foz do Iguaçu – Sindetur, Fernando Martin, é um momento de alinhar a comunicação entre os trabalhadores do setor turístico. “A utilização do meio digital, pode reduzir pela metade o tempo do processo migratório na aduana. Por isso, é importante que todo profissional do setor turístico, atuante na região trinacional, tenha ciência que esse processo digitalizado é um avanço para a melhoria do fluxo que historicamente é de muito movimento nos períodos de férias de meio e final de ano”.

Controle migratório digital: o que é e como funciona?

O Pré-Cadastro migratório é a inserção de dados pessoais necessários à fiscalização de migração para agilização e desburocratização do atendimento do ponto de controle migratório. Está disponível somente para pontos de controle migratório específicos.

O procedimento está disponível para viajantes, maiores de idade, nacionais do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, em viagens de turismo, com passagem por pontos de controle terrestres e marítimos.

No site da Polícia Federal o cadastro pode ser feito na aba de serviços: www.gov.br/pt-br/servicos/pre-cadastro-migratorio.

O cadastro também está disponível pelo link https://mobile.pf.gov.br/sti-mobile/ ou pelo QR Code que pode ser lido em banners afixados nos postos, inclusive nas aduanas dos dois países: Argentina e Paraguai.

Fonte:

Deixe seu comentário