Portal da Cidade Foz

Agricultura

MAPA faz reunião de alinhamento com equipe do Serviço de Inspeção do Município

Decreto publicado no mês passado regulamentou o serviço de inspeção e fiscalização de produtos de origem vegetal e bebidas

Publicado em 25/03/2023 às 10:29

Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) estiveram ontem (23) em Foz do Iguaçu para uma reunião de alinhamento com a equipe de Divisão de Inspeção Municipal – (DVSIM), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário.

Durante o encontro foram tratados temas pertinentes a equivalência do município ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem vegetal. Também foram tratados temas sobre a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e a Lei Geral de Classificação Vegetal.

A reunião de alinhamento com o MAPA estava prevista desde o mês passado, quando foi publicado o decreto que regulamenta o serviço de inspeção e fiscalização de produtos de origem vegetal e bebidas no município. Com a regulamentação, a prefeitura passa a executar a fiscalização que antes cabia somente ao Ministério da Agricultura.

“O município está adquirindo equivalência neste serviço, por isso representantes do MAPA vieram a Foz do Iguaçu para firmarmos esta parceria que vai garantir maior segurança ao consumidor final”, explicou o chefe da Divisão de Inspeção Municipal, Thérbio Moreira.

Presenças

Participaram da reunião o chefe do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal no Paraná do MAPA Fernando Mendes; o chefe regional do MAPA, Adinan Galina; o chefe da Divisão de Inspeção Municipal, Thérbio Teixeira Moreira, e equipe; o secretário municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuária, Vilmar Andreola; e um representante de empresas de produtos de origem vegetal.

Fonte:

Deixe seu comentário