Portal da Cidade Foz

Moedas da sorte

158 quilos de moedas foram retirados do Rio Iguaçu, nas Cataratas do Iguaçu

As moedas que ainda possuem valor alcançam aproximadamente R$ 3 mil, que serão destinados a uma ação ambiental do parque.

Publicado em 06/06/2023 às 10:22

(Foto: Divulgação/Assessoria )

O Parque Nacional do Iguaçu realizou uma grande intervenção ambiental no Rio Iguaçu, nesta segunda-feira, 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade foi concentrada na região da passarela das Cataratas do Iguaçu, reforçando a importância das áreas protegidas para a conservação dos recursos hídricos. Ao todo foi retirado da água o total de 158 quilos e 800 gramas de moedas, de cerca de 40 países. A maioria das moedas já estava em processo de corrosão. As moedas que ainda possuem valor alcançam aproximadamente R$ 3 mil, que serão destinados a uma ação ambiental do parque. 

Aproveitando a baixa vazão do Rio Iguaçu, a iniciativa foi uma realização da concessionária Urbia Cataratas com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A prática de turistas que arremessam moedas de diferentes nacionalidades, das passarelas das Cataratas do Iguaçu, é prejudicial à saúde dos animais que habitam o ambiente, sem saber que os objetos metálicos podem ser confundidos com presas pelos animais.

Segundo a direção do parque, muitos visitantes lançam as moedas para fazer pedidos em busca da realização de um desejo, mas acabam ocasionando apenas problemas ambientais, contaminação do lençol freático e da água, prejudicando o meio ambiente. 

A prática de recolhimento das moedas é feita uma vez por ano, pois depende da vazão do Rio Iguaçu. Além de moedas, nas buscas também são encontrados objetos como celulares, crachás, alianças, colares e outros que, de alguma forma, são deixados em sua maioria por visitantes.

Mais informações

www.cataratasdoiguacu.com.br

contato@catarataspni.com.br

Telefone: +55 (45) 3521-4400

Canais nas redes sociais

Telegram: @cataratasdoiguacu

Facebook: @CataratasDoIguacu

Instagram: @CataratasdoIguacu

Twitter: @CataratasBrasil

Fonte:

Deixe seu comentário