Portal da Cidade Foz

Espetáculo de Luz

Abertura do Natal de Luzes da Itaipu segue mantida para este sábado à noite

Decoração temática e projeção mapeada inédita na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe compõem a magia da programação natalina que começa às 20h.

Publicado em 04/12/2020 às 21:30

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação )

Quando todas as etnias do mundo se encontram num lugar acolhedor, unido por três fronteiras - Brasil, Paraguai e Argentina -, que recebe todas as bênçãos da mãe natureza, Deus desenha o espetáculo pelas mãos do homem.

Um vídeo mapping projetado na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A de Itaipu, a partir das 20h deste sábado, 5, conta a história dos nossos povos, ao mesmo tempo que uma estrela guia leva o espectador aos pontos turísticos da fronteira, tudo mesclado à magia do Natal e à celebração cristã. O circuito de 600 metros no entorno da igreja estará aberto e poderá ser visitado pela população.

O espetáculo de luzes poderá ser visto na modalidade drive thru, sem causar aglomeração nas redondezas, em obediência aos decretos restritivos adotados pelos governos do Estado e do município para conter o avanço da pandemia de covid-19.

Antes da abertura do show de luzes, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o prefeito em exercício, Nilton Bobato, e o padre Clodoaldo Frassetto, pároco da catedral, darão as boas-vindas ao público, numa transmissão online, às 20h, transmitida pelos canais do Facebook e do Youtube da Itaipu.

O ordenamento do fluxo, para dar tempo de assistir às apresentações, que duram em torno de 3 minutos e são reprisadas em diversas sessões, será feito com o apoio do Foztrans. A Itaipu pede a contribuição das pessoas para que tudo ocorra dentro dos protocolos de segurança sanitária.

“Muitas equipes estão trabalhando para deixar tudo lindo e acolhedor”, diz a gerente de Relações Públicas de Itaipu, Rebecca Montanheiro, coordenadora do evento. E complementa: “Começamos a trabalhar na proposta deste Natal há bastante tempo e fomos aprimorando o briefing, acompanhando os avanços do novo coronavírus. Esperamos que a população goste do resultado”.

A chefe da Assessoria de Comunicação Social e Turismo de Itaipu, jornalista Patrícia Iunovich, diz que a ideia foi ter um Natal sustentável e inovador. “A proposta foi uma festa natalina que, sem perder o foco na magia, mostre a 

identidade cultural da fronteira e o respeito aos turistas que visitam a nossa região, homenageando todos os povos e religiões”.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu reforça o convite para que as pessoas assistam ao espetáculo. “É uma forma de agradecer o acolhimento da nossa gente, com uma celebração pela vida, e a nosso Jesus Cristo pelas nossas realizações em um ano tão difícil e singular.”

O padre Clodoaldo acredita que esse Natal na Catedral inicia um caminho sem volta também para o turismo religioso em Foz. “Estamos trabalhando fortemente nessa proposta”, diz. Para o ano que vem, Itaipu prepara um roteiro “memória da usina” e também um segundo, turístico, religioso e cultural, mas essencialmente inclusivo, com a maior parte de todas as representações e manifestações religiosas.

Fonte:

Deixe seu comentário