Portal da Cidade Foz

Avanços na Região

ABIN participou do lançamento de novas tecnologias na Tríplice Fronteira

Dezenas de câmeras de reconhecimento facial e de placas, sensores de tiro e novos softwares foram instalados no controle aduaneiro.

Publicado em 21/11/2020 às 21:28

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação )

O diretor-geral da ABIN, Alexandre Ramagem, fez uma série de visitas a instituições parceiras na região da Tríplice Fronteira de Foz do Iguaçu/PR, ainda no mês de julho, para acompanhar o lançamento de projetos e tecnologias.

Na ocasião, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, apresentou o sistema FronteiraTech ao diretor-geral. Ambos foram à Ponte Internacional da Amizade para que Ramagem conhecesse o funcionamento da ferramenta. Dezenas de câmeras de reconhecimento facial e de placas, sensores de tiro e novos softwares foram instalados no controle aduaneiro.

Ramagem também integrou a cerimônia de lançamento do projeto Vila Inteligente. O convênio assinado na terça-feira entre a Itaipu Binacional, ABDI e a Prefeitura de Foz do Iguaçu prevê a destinação de R$ 6 milhões para ações de infraestrutura e Inteligência artificial.

Foz do Iguaçu é a cidade com a maior população de fronteira do país.

Itaipu Binacional

No dia seguinte, comitiva da Agência visitou o Parque Tecnológico e o Centro Executivo da Itaipu Binacional. Ramagem conheceu as instalações do Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (Ceape) e do Centro Integrado de Operações de Fronteiras (CIOF).

Reuniões com o diretor-geral brasileiro da hidrelétrica, general Joaquim Silva e Luna, e com o superintendente de Segurança Empresarial, Alfredo Taranto, estiveram no cronograma.

Silva e Luna agradeceu o apoio da ABIN e destacou os resultados do PNPC decorrentes do Relatório de Avaliação de Riscos aos Conhecimentos Sensíveis, entregue em 2019 pela ABIN. Aspectos sobre a participação da Agência no CIOF também foram abordados.

Fonte:

Deixe seu comentário