Portal da Cidade Foz

Transporte

Aprovado projeto que destina R$ 4,3 milhões no pagamento do transporte coletivo

A empresa Santa Clara opera, de forma emergencial, o sistema de transporte coletivo em Foz do Iguaçu.

Publicado em 17/08/2022 às 13:46

(Foto: Christian Rizzi/Câmara Foz )

Os vereadores aprovaram, em sessão extraordinária desta quarta-feira, 17 de agosto, o projeto de lei 120/2022, que trata de crédito adicional suplementar de R$ 4.350.000,00, visando reforçar a dotação para pagamento referente ao contrato entre Foztrans e Viação Santa Clara. A empresa opera, de forma emergencial, o sistema de transporte coletivo.

Segundo o Executivo, o pagamento é referente ao déficit entre a diferença do valor a ser pago pela quilometragem rodada e a receita da tarifa que será paga pelo usuário. Alguns vereadores se manifestaram a respeito da proposta do Executivo.

O líder do governo na Câmara, vereador Kalito, ponderou: “todos sabemos que o contrato é emergencial. O Km rodado, que é a base do contrato, subiu 14%; a frota passou de 66 para 94 veículos; O diesel subiu 48%, ele é sim, infelizmente o motivo do aumento”.

“Eu entendi que haveria um estudo técnico em cima do que estava acontecendo com o transporte. Estão tirando 1 milhão e 600 mil reais da pasta do turismo, para aportar em um contrato emergencial. Eu me posiciono com voto contrário, pela ineficiência dos gestores do transporte público de Foz do Iguaçu”, disse o vereador Cabo Cassol (Podemos).

A vereadora Anice Gazzaoui (PL), relatora do projeto, também se manifestou: “estamos colocando uma qualidade do transporte público para a população. Já passam de 94 ônibus que estão atendendo a população". “O mais coerente é aumentar a cobrança por melhorias. Se não votarmos, o serviço pode parar”, disse o vereador Adnan El Sayed (PSD).

Fonte:

Deixe seu comentário