Portal da Cidade Foz

Feriados Prolongados

Calendário de Foz do Iguaçu tem 22 feriados e pontos facultativos em 2023

Datas devem impulsionar o turismo e aumentar a permanência dos visitantes no Destino Iguaçu.

Publicado em 16/01/2023 às 07:52

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

O ano de 2023 é repleto de feriados e pontos facultativos em Foz do Iguaçu. Ao todo, serão 22 datas especiais entre quinta, sexta, segunda ou terça-feira, que possibilitam aos turistas, em muitos casos, “espichar” a permanência na tríplice fronteira. 

“São períodos excelentes para toda a cadeia produtiva do turismo. Nossa economia depende fundamentalmente da vinda dos visitantes de todas as regiões do Brasil e estrangeiros e do tempo que eles podem permanecer no município”, comentou o prefeito Chico Brasileiro.

A lista dos feriados e pontos facultativos durante o ano, em nível nacional, estadual e municipal, foi publicada no Diário Oficial na última quinta-feira (12). As datas servem como referencial especialmente ligados ao setor turístico como atrativos e a rede hoteleira, restaurantes, bares e casas de espetáculos, agências de viagens e operadoras de receptivos.

“Teremos um ano histórico para o principal segmento econômico de Foz do Iguaçu. Além dos pontos facultativos e datas estaduais, o melhor é que há pelo menos nove feriados prolongados, que permitem aumentar em um, dois e até três dias a permanência em Foz do Iguaçu", disse Chico Brasileiro.

Carnafalls

A fila de feriadões abriu no primeiro dia do ano (1º de janeiro), feriado nacional de Confraternização Universal. O segundo grande feriado do ano será o do carnaval, com ponto facultativo de 20 a 22 de fevereiro (de segunda a quarta-feira, até as 13h30). Bom destacar que a folia geralmente começa na sexta-feira, o que garante tempo suficiente para os foliões carnavalescos ou viagens.

Em Foz do Iguaçu, a Fundação Cultural está nos preparativos finais da programação do Carnafalls 2023, que será realizado em três diferentes locais - Praça da Paz, Centro de Convivência da Praça da Bíblia e o Carnaval da Saudade (ainda sem definição de local). 

A sexta-feira santa (Paixão de Cristo) em 7 de abril é feriado nacional, assim como o domingo de Páscoa - 8 de abril -, que é a data comemorativa do feriado religioso.

Dois feriados nacionais caem próximo ao final de semana – o primeiro é o de Tiradentes, 21 de abril (sexta-feira) e o Dia do Trabalhador, 1º de maio, que será numa segunda-feira. O feriado de Corpus Christi (8 de junho) é ponto facultativo e em 2023 será numa quinta-feira, seguindo de ponto facultativo na sexta-feira (9 de junho), além do aniversário de emancipação de Foz do Iguaçu, 10 de junho, num sábado.

Fartal

O ano também será marcado pela volta, depois de dois anos de pandemia, da Fartal (Feira de Artesanato), que era realizada simultaneamente à programação de aniversário do município. A feira, que é o principal evento de Foz do Iguaçu atraindo moradores das cidades da região, volta na sua 44ª edição, que deve ser realizada em setembro ou outubro, segundo informou o presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues. “Por enquanto estamos estudando o melhor formato”, disse. 

A Independência do Brasil, em 7 de setembro, este ano será numa quinta-feira. Mesmo dia da semana dos feriados de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) em 12 de outubro e o de Finados, no dia 2 de novembro. Natal (25 de dezembro) e Ano Novo serão em uma segunda-feira. A Proclamação da República (15 de novembro), a Véspera de Natal (24 de dezembro) e o último dia do ano (31 de dezembro) cairão em domingos.

“As tendências para este ano são as mais favoráveis possíveis ao Destino Iguaçu. Os visitantes poderão conhecer, ou rever patrimônios como o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu, além da Itaipu, Marco das 3 Fronteiras, diversos novos e tradicionais atrativos, além do turismo de compras nas lojas duty free ou no centro comercial de Ciudad del Este, no Paraguai e a gastronomia e vinhos da Argentina em Puerto Iguazú”, concluiu Chico Brasileiro.

- 1.º de janeiro (domingo), Confraternização Universal: feriado nacional;

- 20 de fevereiro (segunda-feira), carnaval: ponto facultativo;

- 21 de fevereiro (terça-feira), carnaval: ponto facultativo;

- 22 de fevereiro (quarta-feira), Cinzas: ponto facultativo até as 13h30;

- 7 de abril (sexta-feira), Paixão de Cristo: feriado municipal;

- 21 de abril (sexta-feira), Tiradentes: feriado nacional;

- 1.º de maio (segunda-feira), Dia do Trabalhador: feriado nacional;

- 8 de junho (quinta-feira), Corpus Christi: feriado municipal;

- 9 de junho (sexta-feira), Corpus Christi: ponto facultativo;

- 10 de junho (sábado), Aniversário de Foz do Iguaçu: feriado municipal;

- 24 de junho (sábado), São João Batista, Padroeiro da Cidade: feriado municipal;

- 7 de setembro (quinta-feira), Independência do Brasil: feriado nacional;

- 8 de setembro (sexta-feira), Independência do Brasil: ponto facultativo;

- 12 de outubro (quinta-feira), Nossa Senhora Aparecida: feriado nacional;

- 13 de outubro (sexta-feira), Nossa Senhora Aparecida: ponto facultativo;

- 28 de outubro (sábado), Dia do Servidor Público: ponto facultativo;

- 2 de novembro (quinta-feira), Finados: feriado nacional;

- 3 de novembro (sexta-feira), Finados: ponto facultativo;

- 15 de novembro (quarta-feira), Proclamação da República: feriado nacional;

- 24 de dezembro (domingo), véspera do Natal: ponto facultativo;

- 25 de dezembro (segunda-feira), Natal: feriado nacional; e

- 31 de dezembro (domingo), véspera do ano-novo: ponto facultativo.

Fonte:

Deixe seu comentário