Portal da Cidade Foz

Reconhecimento

Casa do Óleo conquista Selo Sesi ODS 2022 de boas práticas

A empresa, que está no mercado desde 2007 e conta duas lojas, assumiu a sustentabilidade como um pilar estratégico de negócio em 2016.

Publicado em 09/06/2023 às 11:08
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Casa do Óleo )

(Foto: Divulgação/Casa do Óleo )

(Foto: Divulgação/Casa do Óleo )

(Foto: Divulgação/Casa do Óleo )

(Foto: Divulgação/Casa do Óleo )

Em novembro de 2022, a Casa do Óleo recebeu o certificado SESI de “Empresa comprometida com os ODS” durante o Congresso no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná localizado em Curitiba. Este certificado, tem por objetivo reconhecer, através do selo “SESI ODS 2022”, as boas práticas do setor empresarial em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A empresa, que está no mercado desde 2007 e conta duas lojas sendo na região do centro e vila portes, assumiu a sustentabilidade como um pilar estratégico de negócio em 2016 e desde então já desenvolveu diversos projetos e campanhas de cunho socioambiental. Atuando no ramo de serviços de manutenção automotiva, o seu principal serviço é a troca de óleo, o que gera um expressivo volume de resíduos contaminantes os quais precisam ser destinados de forma correta, de preferência, retornando sua cadeia produtiva e mantendo seu ciclo de vida útil. Dessa forma, os assuntos relacionados a meio ambiente sempre foram pauta entre os gestores e de suma importância para o sucesso das operações do negócio.

O desafio, desde então, passou não somente manter as atividades ambientalmente adequadas, mas também como desenvolver outros aspectos da sustentabilidade e disseminar a prática desse conceito na empresa e no seu entorno. Pensando nisso, os gestores perceberam uma oportunidade de agir diferente a partir do processo de Logística Reversa do lubrificante, ou seja, o retorno do óleo usado e contaminado (OLUC) para sua cadeia produtiva para ser rerrefinado e se tornar, novamente, matéria prima. Por força de lei, a empresa participa como fornecedor na cadeia produtiva reversa deste OLUC, a qual gera uma receita a cada operação realizada. É através desta receita, advinda da logística reversa do OLUC, que surge o projeto “Troca Boa a gente Doa”, externalizando então o senso de responsabilidade socioambiental e contribuindo com a comunidade.

Projeto “Troca boa a gente doa”: uma iniciativa de inovação social premiada e certificada

Em operação desde meados de 2019, o projeto consiste em reverter parte do lucro recebido pela logística reversa do lubrificante destinando-o, mensalmente, a uma entidade de apoio e assistência social de Foz do Iguaçu, durante 12 meses, sendo escolhida a cada ano, uma nova instituição. Para o primeiro ano, a entidade escolhida foi a APAE de Foz do Iguaçu, a qual por motivos de pandemia e reformas emergenciais de segurança, permanece ainda sendo a beneficiada (até dez/2021). Atualmente, a entidade beneficiada é o projeto “Um Chute para o Futuro”, localizado no bairro Porto Belo de Foz do Iguaçu – PR.

Para manter a transparência e ética do projeto, em cada loja há um “litrômetro” que descreve a todos os visitantes (clientes, fornecedores, amigos em geral) a quantidade de litros que já foram revertidos em crédito/doação desde que a campanha começou, além também das visitas e diálogos constantes entre os gestores da Casa do Óleo e das entidades beneficiadas.

Desde o início do projeto, em 2019, até dezembro de 2022, o projeto já resultou na conversão de, aproximadamente, 160 mil litros de OLUC (Óleo lubrificante usado contaminado) gerando crédito para doação de pouco mais de R$ 20 mil reais. Estes valores foram doados às entidades selecionadas, sendo, num primeiro momento, à APAE de Foz do Iguaçu, que foi beneficiada até 2021 e, num segundo momento, à Associação Um Chute para o Futuro, atual beneficiada.

Além da conversão monetária destinada a doação, pode-se dizer também que 160 milhões de litros de água foram poupados de contaminação por evitar prática de descarte descarte incorreto e ilegal do OLUC. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), 1 litro de OLUC pode contaminar até 1 milhão de litros de água. Portanto, empresas do segmento devem, por força de lei, participar da cadeia reversa do lubrificante e articular seus parceiros durante o processo de gestão de seus resíduos, que, em grande maioria, são contaminantes e nocivos à saúde, caso seja descartado sem a devida orientação profissional.

O consumidor é uma peça chave para mover toda essa transformação. Em se tratando do projeto da Casa do Óleo, a proprietária Suzi Muniz relata que o cliente é o principal responsável pelo sucesso do projeto, pois a quantidade de crédito destinado à doação depende da quantidade de litros de óleo velho que é coletado, derivado dos serviços que realizamos, ou seja, quando o cliente opta por realizar serviço na Casa do Óleo ele automaticamente já colabora com o projeto, sem pagar nada a mais, pois é a partir do óleo velho (OLUC) que o projeto acontece. “Assim, quanto mais serviços a empresa realizar, mais ela pode contribuir e até mesmo expandir e aperfeiçoar a ideia”, finaliza a gestora.

Em outubro de 2020, a empresa participou com o projeto em um evento sobre sustentabilidade nos negócios, chamado SUMMIT PACTO GLOBAL SIGNATÁRIOS PARANÁ, promovido pelo Instituto ACIM de Maringá-PR em parceria com a rede Pacto Global Brasil, o qual ganhou em 2º lugar de projeto socioambiental inovador e de impacto, atendendo a 02 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O mesmo projeto foi apresentado também durante um evento científico chamado SIMPEP 2020 organizado pela UNESP com um artigo intitulado “Sustentabilidade e inovação social na prática organizacional: análise da percepção de um projeto socioambiental do grupo Casa do Óleo”.

Desse modo, o projeto atrela o compromisso da empresa em relação as questões ambientais com ações sociais efetivas, podendo servir até mesmo de inspiração a demais empreendedores. Para as sócias, Suzi e Camila, essa gestão de resíduos eficiente e sustentável pode ser expandida e aperfeiçoada cada vez mais.

Entenda o que são os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma agenda global (Agenda 2030) desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) composta por 17 metas que se desdobram em vários critérios. O objetivo da agenda é erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e proteger o meio ambiente e o clima, com vistas a garantir a paz e prosperidade para as pessoas em todas as partes do planeta. A missão e, também, desafio dessa Agenda 2030 é engajar o governo, instituições, empresas e pessoas para esta nova proposta de desenvolvimento.

Para saber mais sobre essas 17 metas, basta clicar aqui.

Sobre o evento

O Congresso Sesi ODS ocorre anualmente, na capital paranaense, e o objetivo é abrir espaço para diálogo acerca da sustentabilidade e compartilhamento de casos locais e estaduais exitosos, disseminando e reconhecendo as boas práticas de mercado. Os interessados podem se inscrever pela internet e todas as práticas inscritas no Prêmio Sesi ODS 2022 são então convidadas a participar da Mostra de Projetos Dialogada, oportunizando a troca de experiências, ideias e ideais entre as indústrias, empresas e instituições que estão atuando em prol dos ODS, no Paraná.

Saiba mais sobre o Congresso Sesi ODS, clique aqui

“Pense global, aja local” e seja você também um protagonista desta iniciativa socioambiental inovadora no território! Conheça as unidades de atendimento da CASA DO ÓLEO e rode tranquilo!

Duas lojas em Foz do Iguaçu:

Centro: Rua Xavier da Silva, 1319

Fone: (45) 3027-0844 (Whats app)

JK Vila Portes: AV. Juscelino Kubitschek, 3600

Fone: (45) 3027-3040 (Whats app)


Fonte:

Deixe seu comentário