Portal da Cidade Foz

Castração

Castrapet fez mais de mil procedimentos de cães e gatos em Foz do Iguaçu

Iniciativa teve duração de cinco dias, em uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.

Publicado em 24/11/2022 às 10:55

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

A partir de convênio celebrado entre Prefeitura de Foz do Iguaçu e Governo do Estado, o Castrapet Paraná fez a castração de 1.015 cães e gatos, previamente cadastrados pelo município.  

O objetivo da iniciativa, realizada entre os dias 31 de outubro e 05 de novembro deste ano, é minimizar o problema da superpopulação de cães e gatos, e promover um equilíbrio entre saúde pública e bem-estar animal. 

Em Foz do Iguaçu, as cirurgias foram feitas no CTG Charrua e tiveram apoio da Diretoria de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário. 

Conforme os critérios da iniciativa do governo estadual, tiveram prioridade pessoas com número de identificação social, inscritas no CadÚnico, protetores independentes e ONGs de proteção animal.  

“A castração de cães e gatos é uma ferramenta essencial para se obter o controle populacional, bem como evitar diversas patologias. A realização do programa em Foz foi eficiente e contribuiu para minimizar o problema enfrentado pelos protetores independentes, que possuem grande número de animais sob sua tutela”, destacou o secretário de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário, Vilmar Andreola.

Em STI cadastro será aberto em dezembro

A Administração Municipal de Santa Terezinha de Itaipu, por meio da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente realiza nos dias 7 e 8 de dezembro, as inscrições para a castração de cães e gatos. Os tutores interessados devem procurar a secretaria que fica localizada na Rua Manoel Pena, 1510, no Centro, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. 

De acordo com o secretário da pasta, Paulo Ruppenthal, poderão ser feitas até duas castrações por família. “Nesses dias, serão distribuídas senhas para as famílias interessadas, ou seja, as inscrições serão realizadas de acordo com a ordem de chegada dos tutores. Serão permitidas até duas castrações por família. Além disso, nesta etapa não é preciso comprovar renda, nosso intuito é atender todas as famílias”. 

Nesta etapa, 30% das castrações serão destinadas às associações de proteção animal e protetores independentes de Santa Terezinha de Itaipu. As demais serão destinadas à população em geral.

Fonte:

Deixe seu comentário