Portal da Cidade Foz

Saúde

CCZ inicia aplicação de fumacê em bairros com circulação do mosquito da dengue

Bairros onde a circulação do vírus foi detectada receberão inseticida com ciclos de três dias.

Publicado em 10/12/2018 às 02:52
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa)

O Centro de Controle de Zoonoses deu inicio nesta segunda-feira (10) a primeira etapa de aplicação de inseticida espacial a Ultra Baixo Volume (UBV) com gerador pesado - o Fumacê, nas áreas onde foram confirmadas a circulação dos vírus da dengue e zika em pessoas e animais. As localidades são: Campos do Iguaçu, Jardim América (duas áreas), Padre Monte, Jardim São Paulo, Jardim Central, Morumbi II e São João. 

Dois veículos circularão nas regiões em diferentes turnos; da 04h às 10h e das 17h às 23h. A orientação é para que os moradores deixem as portas e janelas abertas para maior circulação do produto no interior das casas, onde os mosquitos costumam se abrigar. 

“Escolhemos os horários justamente pelos hábitos do mosquito, mas também por outros fatores, como a intensidade do vento, a temperatura, o trânsito, dentre outros”, explica Jean Rios, coordenador do Comitê Municipal de Controle e Prevenção à Dengue. Os carros circularão em ciclos de três dias para melhor cobertura de cada área. 

Além da boa receptividade ao fumacê, os coordenadores ainda alertam a comunidade para os cuidados básicos nos quintais, mantendo a limpeza. “A aplicação do fumacê é uma ação complementar das demais iniciativas de combate ao Aedes aegypti. Todos os moradores destas áreas devem redobrar a atenção e realizar em suas casas aquela vistoria e eliminar qualquer objeto que possa acumular água e virar criadouro do mosquito transmissor”, alertou Jean. 

De acordo com o boletim do último dia 5 da Divisão de Vigilância Epidemiológica, dos 520 casos notificados, 25 foram confirmados para dengue em Foz (agosto a dezembro 2018). Para zika, dos 24 notificados, 2 foram confirmados. A orientação é para que pessoas com sintomas se dirijam a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa.

Alerta

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), alerta a população para o combate consciente ao mosquito, disponibilizando os telefones 3524-8848, 99997-4448 (CCZ) ou 3308-2171 para informações a respeito de casos irregulares de possíveis criadouros como caixas d´água sem tampa, calha entupida, poço ou fossa abertos, casas abandonadas, piscinas sem tratamento, terrenos baldios sujos e locais de ‘bota fora’. 


Fonte:

Deixe seu comentário