Portal da Cidade Foz

Doação

CENNI comemora 29 anos com drive thru para arrecadar leite para as crianças

A ação acontecerá nesta sexta-feira (23), das 10h às 17h, em frente à entidade na Rua Antônio Raposo, 642 no centro. Serão aceitos vários tipos de doações.

Publicado em 22/09/2022 às 19:28
Atualizado em

(Foto: Divulgação/CENNI)

Neste mês de setembro, o Centro de Nutrição Infantil (CENNI) de Foz do Iguaçu está comemorando seus 29 anos de atuação, e nesta sexta-feira (23), a entidade fará um drive thru com o objetivo de arrecadar leites especiais para o seu estoque que atende centenas de crianças mensalmente. 

A ação acontecerá em frente à entidade, na Rua Antônio Raposo, 642 no centro da cidade. O horário de atendimento será das 10h às 17h. Será possível doar leites, cestas básicas, roupas, produtos de higiene e limpeza e também as fórmulas infantis para os bebês. Também serão aceitas doações via PIX, através da chave com o número do celular: (45) 98416-1579. 

Sobre o CENNI

O centro oferece atendimento e acompanhamento multidisciplinar, incluindo atenção de médicos especialistas, assistência social, fisioterapia, nutrição e psicologia, além de uma equipe de enfermeiros e voluntários da entidade.

Ao todo são mais de 30 profissionais na instituição. Estima-se que, até hoje, 35 mil crianças foram atendidas pela entidade. Dessas, maioritariamente, crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, vindas de famílias de baixa renda. “Quando o Centro foi fundado, atendemos, essencialmente, os casos de desnutrição grave. Hoje, atendemos mais pessoas, mais tipos de distúrbios, como alergias, casos mais graves de autismo, enfim, todas as complicações surgidas ou que envolvem a desnutrição” explica a presidente da entidade, Betina Bauken Grechi.

Hoje, o atendimento acontece por meio de consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, profissionais da área ou procura espontânea, prestando atendimento à crianças e adolescentes que apresentam desnutrição, baixo peso, alergias alimentares, anemias carenciais, patologias associadas, distúrbios na deglutição, anorexia ou obesidade. Também realiza internamentos, em casos de tratamento ou cuidado intensivo, investigação diagnóstica ou para pacientes que não apresentam melhora.

Há ainda o Centro Materno Infantil, voltado ao atendimento de mulheres brasileiras que residem no Paraguai, promovendo pré-natal, coleta de preventivo, testes rápidos, puericultura, teste do pezinho e imunização através de vacinas. “Alguns atendimentos que realizamos são feitos através de projetos, então, eles têm uma data de início e fim. Nós gostaríamos que os alguns atendimentos com especialistas fossem permanentes, como cardiopediatria e neuropediatria. Nosso empenho é conscientizar agentes do poder público que isso não pode se perder” explica Betina.

“Sei que se não houvesse o Centro, muitas crianças não teriam sobrevivido e muitas mães já teriam chorado”

Rosalina de Almeida é mãe de Michele Miranda, que em 1994 passou por tratamento no CENNI. “Ela foi internada com 20 dias de vida. Apresentava vários problemas de saúde, como alergia ao leite, pneumonia, infecção no sangue”. Aos 4 meses, Michele pesava 3,5kg. Por meio das nutricionistas, Rosalina foi indicada para buscar o CENNI. “Eu sabia que se ela tivesse lutado pela vida até ali, é porque ela tinha que sobreviver", conta a mãe.

“Só tenho a agradecer a todos que passaram pelo Centro e cuidaram dela. Na época, os voluntários levavam as crianças para suas casas, tratavam como se fosse uma filha deles. Eu não tinha condição de levá-la, por conta do tratamento especial que ela necessitava e do meu trabalho. Sempre tinha um anjo para cuidar dela. Sei que se não houvesse o Centro, muitas crianças não teriam sobrevivido e muitas mães já teriam chorado", relembra Rosalina com emoção.

Uma das profissionais que Rosalina se lembra é a pediatra Marli Wojciechowski, uma das fundadoras do CENNI. Participou da diretoria e foi pediatra responsável pela unidade. Desde março, quando retornou ao Brasil, a doutora Marli retomou seu trabalho na unidade e realizou um levantamento de todos os atendimentos prestados pela entidade.

Uma referência no atendimento às crianças

“Agora, realizamos um trabalho mais especializado, mas sempre com um intuito social de ajudar as famílias necessitadas, priorizando as crianças que precisam de uma atenção de pediatria geral, enfermagem, neuro, gastro, cardio, ortopedia, enfim, uma equipe capaz de atender todos os problemas relacionados às comorbidades mais frequentes atualmente, que são o déficit de atenção, hiperatividade e autismo, e também envolvem problemas nutricionais, como a seletividade ou a compulsividade alimentar” explica a doutora.

Marli comemora o amadurecimento do trabalho realizado, que coloca o CENNI como uma referência no atendimento pediátrico. “Como uma das idealizadoras da instituição, me sinto orgulhosa do trabalho que nas mãos da Betina tem conseguido evoluir e se ampliar sempre, indo ao encontro de um atendimento que diminua a mortalidade infantil e melhore a saúde de nossas crianças”.

Gisele Daiana Pescador Cano teve uma experiência mais recente com o CENNI, quando buscou atendimento para a filha, Laura Daiana, de 8 anos. Laura teve dores de estômago e sangramento. Gisele conta que a criança passou por atendimento com vários especialistas, mas sofria com perda de peso e falta de apetite. “Cheguei ao Centro por obra de Deus. Entrei em contato e recebi toda a orientação de uma forma incrível. A Laura ainda está em atendimento, mas está bem melhor e se recuperando muito bem. Tenho certeza que se não tivesse recebido esse atendimento, hoje, talvez minha filha não estaria aqui” conta a mãe.

Fonte:

Deixe seu comentário