Portal da Cidade Foz

cidade

Comtur mobiliza forças políticas pela Perimetral Leste e grandes obras

Conselho convocará parlamentares para ampla reunião; órgão pede aumento da fiscalização das condições mecânicas de carretas.

Publicado em 15/11/2018 às 05:43

(Foto: Christian Rizzi)

O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) irá conduzir uma força-tarefa, juntamente com o Codefoz, para que sejam tiradas do papel as grandes obras de infraestrutura necessárias para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e a segurança de moradores e turistas. 

O Comtur e o Codefoz convocarão parlamentares eleitos no pleito deste ano e os que possuem mandato em vigência para uma reunião em Foz do Iguaçu. O objetivo é construir uma ampla mobilização pela efetivação de obras de infraestrutura que há anos são reivindicadas pela comunidade e organizações representativas da sociedade civil.

Entre as prioridades do conselho de turismo está a Avenida Perimetral Leste. A via está projetada para ligar a aduana da Argentina e a BR-277, retirando o movimento de caminhões de carga das avenidas centrais do município. A pauta inclui as obras de duplicação da BR-469 (Avenida das Cataratas) e a segunda ponte internacional do Brasil com o Paraguai, entre outras.

“Vamos reunir os deputados em Foz do Iguaçu para que entendam a urgência e a relevância de nossas reivindicações”, frisou o presidente do Comtur, Carlos Silva. “Não podemos mais esperar por esses investimentos, que são tão necessários para a cidade e a região, tanto para o desenvolvimento quanto para a segurança das pessoas”, completou.

Silva explicou que serão convocados todos os parlamentares em condições de ajudar Foz do Iguaçu. “Todos os deputados eleitos e reeleitos neste ano, que tiveram espaço em nossa cidade para apresentar seus projetos e ideias durante a campanha eleitoral, agora serão convocados para vir a Foz do Iguaçu nos ouvir e encaminhar as nossas reivindicações”, ponderou Silva.

Uma carta elaborada pelo Comtur e Codefoz reivindicando os investimentos será assinada por todos os representantes de instituições da sociedade civil e do poder público de Foz do Iguaçu. O documento será encaminhado para deputados, senadores, governador e presidente eleitos.

Segurança e fiscalização no corredor turístico

O grupo de trabalho irá reunir-se em audiência com o prefeito em exercício Nilton Bobato (PCdoB). O conselho avaliará, juntamente com a administração, a medida que restringiu a circulação de caminhões de carga nas avenidas das Cataratas e Paraná. Também serão debatidas outras sugestões e propostas para garantir o fluxo de veículos e a segurança no trânsito no corredor turístico.

“Entendemos a importância dos setores de transporte e logística, mas temos que adotar medidas alternativas até que a demanda de infraestrutura seja resolvida”, destacou Carlos Silva. “Não adianta termos hotéis de qualidade e investimentos em atrativos se velhos problemas permanecem causando transtornos para turistas e moradores”, pontuou.

O Conselho de Turismo de Foz do Iguaçu também requisitou ao Foztrans (Instituto de Transportes e Trânsito) o aumento da fiscalização dos veículos de carga pesada para a verificação das condições mecânicas. “É preciso maior controle principalmente quanto à situação de pneus e freios dos caminhões”, disse Silva.

Parceria

O Comtur e o Codefoz atuarão de forma conjunta na busca de resolução para os problemas de infraestrutura de Foz do Iguaçu. O objetivo é fazer a defesa dos interesses da cidade seguindo uma linha só de mobilização e soma de esforços.

O Comtur representa quase 40 instituições públicas, privadas e da sociedade civil, envolvendo o setor produtivo, atrativos turísticos, universidades e órgãos governamentais. O Codefoz congrega dezenas de entidades voltadas para a promoção do desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu.

Fonte:

Deixe seu comentário