Portal da Cidade Foz

Cidade

Concurso de fotografia abre programação do Projeto Encontros e Caminhos

A cidade com a foto mais curtida nas redes sociais ganhará uma apresentação gratuita do Grupo Viola Lindeira.

Publicado em 17/03/2019 às 03:57
Atualizado em

(Foto: Divulgação/PMFI)

Um concurso inusitado de fotografia é a primeira atividade do Projeto Encontros e Caminhos em 2019. O objetivo é mostrar a relação das pessoas com a cidade em que mora, com uma fotografia em um local representativo. Os vencedores vão ganhar uma apresentação gratuita do Grupo Viola Lindeira nas festas municipais.

O local escolhido para a foto foi o Marco das Três Fronteiras, local onde aconteceu o lançamento do programa na manhã desta sexta-feira (15). “Escolhemos esse local por representar o encontro das águas e dos povos. Estamos de mãos dadas para fazer de Foz do Iguaçu um lugar ainda melhor para se viver”, explicou Rosani Borba, educadora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. 

Para ajudar a eleger Foz do Iguaçu, basta acessar o Facebook da Prefeitura e curtir a foto. Ao todo, 54 municípios da região Oeste do Paraná participam do concurso. 

Além dessa, outras 13 atividades serão desenvolvidas ao longo do ano, como oficinas de construção de cisterna, construção de horta comunitária, de arte sustentável, grafitagem, jornadas socioambientais e culturais. 

O objetivo do programa é a execução de uma jornada de atividades de resgate, reconhecimento e de construção da identidade territorial do Oeste do Paraná e Mundo Novo/MS - para gerar o desenvolvimento sustentável, tomando como eixo a cultura da sustentabilidade e reconhecendo as boas práticas e os atores líderes que atuam no seu dia-a-dia em prol da melhoria e preservação do meio ambiente e da qualidade de vida nos 54 municípios da área de abrangência da Itaipu.

Lançamento 

Cerca de 80 pessoas participaram da cerimônia na manhã de hoje no Marco das Três Fronteiras, entre elas o vice-prefeito Nilton Bobato, que ressaltou a importante parceria entre o município e a Itaipu, sobretudo da união entre as secretarias do governo, que “de mãos dadas” estão possibilitando a realização de programas estruturantes para a melhoria na qualidade de vida no município.

“Buscar caminhos coletivos é possível. Desde que assumimos a gestão, nós sempre dissemos que não se melhora uma cidade só com obras, mas com políticas públicas. Temos que construir uma sociedade diferente e apostar na consciência das pessoas para que projetos como esse tenham continuidade”, disse. 

Também participaram do evento a secretária extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jerônymo Lima; o secretário de agricultura Michieu Platini; a diretora da secretaria de meio ambiente Lusiani Zanuso, além de diretores de demais instituições e servidores municipais. 

Promoção

O programa Encontros e Caminhos é promovido pelo Governo Municipal, Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, com apoio das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, Coletivo Educador Municipal, Cataratas S/A, Instituto Conhecer para Conservar entre outros. Também são parceiros a Fundação Cultural, Secretaria de Educação, Planejamento e Direitos Humanos.

Atividades previstas para 2019

- Recuperação de uma nascente dentro do Horto Municipal no dia 21/03 em comemoração do dia mundial da água.

- Construção de uma horta comunitária, na comunidade do Lagoa Dourada, Três Lagoas em 15/04.

- Construção de uma cisterna para servir a horta comunitária no Lagoa Dourada, na data de 13/05.

- Oficina de arte sustentável para professores da rede municipal de ensino na data de 30/05 e exposição dos trabalhos produzidos na semana do Meio Ambiente.

- Oficina de grafitagem, com jovens de programas da secretaria da Juventude e da rede estadual de ensino, na data de 20/09 em comemoração ao dia da árvore.

- Jornadas socioambientais: três oficinas temáticas com moradores das bacias hidrográficas do município (abril, agosto e outubro);

- Jornadas culturais: Serão três presentações culturais para a comunidade em geral com o apoio da Fundação Cultural, no segundo semestre;

- Exposição do carro elétrico e do Projeto Onças do Iguaçu na festa do Colono em 28/07.

Fonte:

Deixe seu comentário