Portal da Cidade Foz

Culinária Italiana

Conheça a história da Cantina 4 Sorelle, que neste mês de março comemora 35 anos

A Cantina 4 Sorelle é uma história de amor pela excelente gastronomia. A primeira cantina italiana de Foz, e faz sucesso com suas massas, molhos e vinhos.

Publicado em 28/03/2023 às 13:45
Atualizado em

Niceia Rosemari Maran de Almeida, conhecida por Rose Maran, é de família de origem italiana, uma das 4 irmãs co-fundadoras da Cantina 4 Sorelle em Foz do Iguaçu. Rose nasceu em Campo Mourão, mas com um ano a família se mudou para Foz. "Meu pai já tinha negócios aqui, uma serraria, eles chegaram a Foz no ano de 1933, foram pioneiros, moro no mesmo lugar até hoje" conta.

A história de empreendedorismo das irmãs Rose, Dirce, Tatina (in memoriam) e Mercedes (in memoriam), começa com o projeto em 1987. "Minha irmã Mercedes era professora, tomou a frente de tudo, ela gostava muito de cozinhar. A família sempre foi grande, aos domingos a casa era cheia, Nair, (in memoriam), uma das irmãs que também ajudava muito, gostava de preparar o almoço para todoS. A Mercedes resolveu abrir um restaurante italiano, ela tinha uma casa na subida da Rua Almirante Barroso. Em 1988 abrimos a cantina" relembra Niceia.

A Cantina 4 Sorelle é uma história de amor pela excelente gastronomia, foi a primeira cantina italiana da cidade, faz sucesso com suas massas, molhos, vinhos coloniais e importados de várias bodegas.

O menu continua o mesmo, alguns pratos icônicos como a lasanha imperial, tortei, calzone, e uma variedade de massas, grelhados e sobremesas, alguns foram aprimorados por chefs experientes, "fomos a Curitiba aprender mais sobre massas, nós mesmas fazíamos os molhos e as massas, todos iam para a cozinha quando necessário, inclusive meu cunhado, o Emerson que cozinha muito bem", disse Rose.

Tinha algum segredo nas massas? Já que alguns pratos, como o tortei recheado com abóbora, continua com o mesmo sabor, Rose responde, "o segredo era amor, produtos de muita qualidade e vontade de cozinhar, os clientes ficavam muito satisfeitos, era um sucesso, a casa vivia cheia, tinha fila de espera, no primeiro dia das mães, era tanta gente que começou a faltar produtos na cozinha, isso era resultado de servir bem".

O sucesso foi tanto que várias celebridades, como Sula Miranda, Roberta Miranda, Jair Rodrigues, jogadores de futebol, artistas de TV e políticos, frequentavam a cantina, a lasanha imperial que faz sucesso no cardápio, ganhou esse nome em homenagem a um cliente famoso, e apaixonado por lasanha, Carlos Imperial, ator, cineasta, apresentador de televisão, compositor e produtor musical brasileiro, foi jantar e pediu o seu prato preferido, gosto e elogiou o prato feito a ele.

No primeiro endereço, a cantina permaneceu de 1988 a 1994, o sucesso foi grande, e as irmãs alugaram um espaço maior, onde funciona até hoje. Nesse tempo de mudanças, a sociedade com as irmãs foi desfeita no ano de 2009. Desde então a cantina passou a ser administrada pelo Complexo Rafain.

Mas engana-se quem pensa que a atual administração deixou de ter aquele olhar e cuidado familiar, Nevio Rafagnin Jr, genro de Rose Maran segue trabalhando para manter os pratos mais tradicionais do menu e sempre buscando inspirações na gastronomia internacional. Rose ainda frequenta a cantina todos os dias e afirma “tenho boas recordações".

E para celebrar essa linda história na tríplice fronteira, nesta quinta-feira (30), tem Rodizio Compleanno, em comemoração aos 35 anos de fundação da Cantina 4 Sorelle, com desconto de 35% para cada convidado.

Fonte:

Deixe seu comentário