Portal da Cidade Foz

Empreendedorismo

Conheça a Rastrek, empresa de rastreamento veicular que nasceu em Foz do Iguaçu

Com 11 anos de atuação, o Grupo Rastrek conta com mais de 800 mil veículos rastreados no Brasil e com mais de 1200 franqueados em nove países.

Publicado em 17/03/2023 às 00:20
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Em 2023, a Rastrek vai completar 11 anos de atuação. A empresa, que atua na área de segurança veicular desde 2012, nasceu em Foz do Iguaçu. Evoluindo junto com as tecnologias disponibilizadas no seu segmento, durante os últimos 10 anos de atuação, expandiu seus conhecimentos com a participação direta de seus profissionais em projetos de sistemas de rastreamento e bloqueio veicular.

Com o pensamento totalmente direcionado a satisfação de seus clientes no quesito logística, manutenção de frota e segurança, disponibiliza informações em tempo real sobre os veículos, permitindo um controle de frota e logística ágil, na tomada de decisões, reduzindo significativamente os custos no transporte e fiscalizando o uso da frota no cumprimento de suas atribuições.

Siga a empresa no Instagram clicando aqui, ou acesse o site.

Hoje o Grupo Rastrek conta com mais de 800 mil veículos rastreados no Brasil e com mais de 1200 franqueados em nove países. A empresa foi fundada por Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior. Ele também fundou o Grupo Rheinheimer Holding & Franquias, empresa que atua na gestão e expansão de sete marcas, incluindo a Rastrek. Em 2023, o faturamento estimado é de R$ 300 milhões. No entanto, o caminho até este sucesso foi longo.

Rudi Rheinheimer teve uma infância humilde na cidade de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre. Desde cedo mostrou sua veia empreendedora: aos sete anos já vendia pelo bairro plantas medicinais (chás) que trazia da casa da tia que morava em uma cidade do interior.


Ainda na adolescência gerenciou a loja de importados da família. Aos 17 anos começou a levar mercadorias do Paraguai para revendê-las. Nesta ocasião conheceu Foz do Iguaçu e se apaixonou pela cidade.

Aos 19 anos mudou-se para Brusque, em Santa Catarina, onde começou a vender panos de prato (trapos) de porta em porta. Em menos de 10 meses, juntou dinheiro para abrir a primeira loja física própria. O empreendimento focava no ramo de roupa infantil em um conhecido shopping atacadista de Brusque.

A loja teve uma ótima lucratividade durante dois anos. Porém, houve uma seca no campo e, com isso, aumentou o custo do algodão, que serve de matéria prima para a confecção de malhas. As vendas caíram 70% e Rudi acabou indo a falência.

Ele não esmoreceu. Rapidamente mudou-se para de Foz do Iguaçu, onde montou uma escola de cursos profissionalizantes, a SplitCursos, formando mais de 4.000 alunos em apenas dois anos, por várias cidades do Paraná e no Paraguai. A escola mais tarde tornou-se uma rede de franquias.

Em 2012, Rudi Rheinheimer começou a empreender no ramo de rastreamento veicular, fundando a Rastrek. Já no primeiro ano de operação, a empresa contava com mais de 3.500 clientes. Isso tornou possível a entrada no franchising, decisão que ele tomou em 2014.

Em 2018 em busca de novos desafios, criou a Rheinheimer Group holding e franquias, voltada para a gestão e expansão de franquias. Agora é sócio de algumas das principais marcas de vários segmentos, como SplitCursos, Web83, Doctor Split entre outras. São mais de 1,8 mil unidades sob gestão pelo país.

Siga Rudi Rheinheimer no Instagram para receber dicas de empreendedorismo clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário