Portal da Cidade Foz

trânsito

Decreto altera horário de restrição de veículos pesados em Foz do Iguaçu

Foztrans instalou placas de sinalização na Av. das Cataratas informando os condutores de veículos pesados a circularem pelo lado direito da via.

Publicado em 07/11/2019 às 21:00

(Foto: Divulgação/PMFI)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou nesta quinta-feira (07), no Diário Oficial, o Decreto nº 27.649/2019 que altera o horário de restrição para a circulação de veículos pesados nas avenidas das Cataratas e Paraná. A medida atende a uma série de reivindicações da categoria, que enfrentava dificuldades para trafegar nestas vias, especialmente no final de tarde e aos sábados.

Com a nova medida, fica proibido o tráfego de caminhões acima de três eixos nas avenidas das Cataratas e Avenida Paraná de segunda à sexta, das 17h30 às 18h30. Antes a restrição valia até às 19h30 e também aos sábados.

Os demais horários de restrição permanecem iguais: Das 07h15 às 8h45 e das 12h às 14horas. Eles foram estabelecidos através do Decreto 26.801 de 13 de novembro de 2018. Na época, o município decidiu proibir a circulação de caminhões em horários de pico nestas avenidas para melhorar o fluxo de veículos e evitar acidentes.

“Neste período intensificamos a fiscalização nestas vias e percebemos o quanto o melhorou o fluxo de veículos leves. No entanto, com o horário muito limitado, os caminhoneiros estavam saindo da aduana da Argentina em comboio, causando ainda mais risco para o trânsito”, explicou Fernando Maraninchi, diretor superintendente do Instituto de Trânsito de Foz do Iguaçu.

A proposta de retirar o sábado do decreto também leva em consideração o menor fluxo de veículos aos finais de semana. “Aos sábados não temos horários de pico, por isso decidimos liberar este dia para o tráfego de caminhões, assim como já acontece aos domingos”, disse. “Na prática, pouca coisa muda com o novo decreto. Vamos continuar mantendo a segurança no trânsito e garantindo que o caminhoneiro trabalhe dentro do seu horário planejado”, disse.

Placas de Sinalização

Para garantir a segurança no trânsito, o Foztrans instalou placas de sinalização na Avenida Cataratas (nos trechos com a Avenida Iguaçu e Boicy) informando os condutores de veículos pesados a circularem pelo lado direito da via. O limite de velocidade na Avenida das Cataratas é de 60 km/h, porem, em um trecho de descida, próximo ao Boicy, o limite é de 40 km/h.

Restrições

O Decreto 26.801/2018 que definiu as restrições para o tráfego de caminhões em horários de pico foi publicado um dia após um trágico acidente envolvendo uma carreta e três carros na Avenida das Cataratas. Com o choque da batida, duas pessoas ficaram feridas e uma morreu. A decisão foi tomada em conjunto com o Foztrans, Defesa Civil, Guarda Municipal e Procuradoria do Município com o respaldo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal (RF). A fiscalização se mantem a cargo do Foztrans, Guarda Municipal e PRF (no trecho da BR 469).

Fonte:

Deixe seu comentário