Portal da Cidade Foz

justiça

Delatores da Operação Pecúlio fecham novo acordo para pagar indenização

Acordo prevê que os réus realizem as obras sem que haja qualquer tipo de lucro e entreguem maquinários para o município.

Publicado em 18/07/2019 às 05:56

(Foto: Reprodução / RPCTV)

Os empresários Fernando Bijari, Nilton Beckers e Vilson Sperfeld fecharam um novo acordo com o Ministério Público Federal (MPF) para pagar a indenização referente aos danos causados por desvios ilegais investigados na Operação Pecúlio, da qual são delatores.

O acordo foi autorizado pela Justiça Federal, e prevê que os delatores façam o pagamento de R$ 5,4 milhões com a realização de obras (sem que haja qualquer tipo de lucro) e com a entrega de maquinários para o município, com preço abaixo do valor de mercado.

Os empreiteiros foram presos na primeira fase da Operação Pecúlio, em 19 de abril de 2016. A operação investiga desvio de recursos destinados a serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação é do G1 Paraná.

Obras

As obras previstas no novo acordo são a reforma e ampliação do Centro de Especialidades Médicas, a reforma dos postos de saúde do Morumbi 2, Campos do Iguaçu, Vila Carimã, Porto Belo, Jardim Curitibano e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Samek.

A execução do acordo deve ser acompanhada pelo Ministério Público Federal.

Conforme o MPF, até esta quarta-feira (17), os delatores depositaram R$ 1 milhão em dinheiro, valor que será repassado para o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Novo acordo

Em um primeiro acordo, os três delatores haviam se comprometido a pagar indenização e reconheceram que as práticas ilícitas apontadas pela investigação causaram danos ao patrimônio público.

Porém, às vésperas do fim do prazo para o pagamento, a defesa dos empreiteiros afirmou que eles não tinham condições de pagar a indenização em dinheiro.

A justificativa da defesa foi a crise financeira enfrentada pelos delatores em razão da operação e da publicidade negativa causada pela divulgação dos fatos criminosos.

Fonte:

Deixe seu comentário