Portal da Cidade Foz

Liberdade religiosa

Dia de Iemanjá: Câmara aprova projeto que institui a data no calendário oficial

Projeto de Lei foi solicitado pelos povos de terreiro e a Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade

Publicado em 03/02/2023 às 07:35

(Foto: Foto: Christian Rizzi/CMFI)

A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira (02), em primeira discussão, o Projeto de Lei nº99/2022, que inclui o Dia de Iemanjá no calendário oficial de eventos do município, a ser comemorado anualmente no dia 2 de fevereiro.

A segunda votação deve ocorrer na terça-feira (07) e, se aprovado, seguirá para sanção do Executivo. 

O projeto de lei, de autoria das vereadoras Yasmin Hachem e Anice Gazzaoui e do vereador Alex Meyer, foi proposto pela Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e pelos povos de terreiro, com objetivo de valorizar e reconhecer a divindade no contexto das religiões de matrizes africanas. 

“O Dia de Iemanjá é celebrado em Foz do Iguaçu desde 1975, fazendo parte da história religiosa e cultural da cidade, por isso ficamos felizes com a inclusão desta festividade no calendário de eventos do município, atendendo a um anseio dos povos de terreiro”, disse a secretária de Direitos Humanos, Kelyn Trento. 

A primeira festa de Iemanjá ocorreu há 48 anos e foi organizada por Benedita de Souza Macedo, a Vó Benedita, mãe de santo do Templo do Reino de Oxalá, uma das grandes precursoras dos cultos afro-brasileiros na região da fronteira. A festa chegou a receber 4 mil pessoas em 1992, em procissões pelos rios que margeiam a cidade, com participação de embarcações do Paraguai e da Argentina. 

Origem

Iemanjá é conhecida como a Rainha do Mar. O nome é derivado da expressão Yorubá “ye ye ma aja”, que quer dizer “mãe cujos filhos são peixes”. É cultuada tanto na umbanda como no candomblé, considerada como a mãe de quase todos os orixás. É considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros, igualmente protetora dos lares, das crianças e gestantes.


Fonte:

Deixe seu comentário