Portal da Cidade Foz

Quinta Visita

Divulgada provável agenda de Bolsonaro em Furnas e será na quinta de manhã

O presidente participa do ato de lançamento da revitalização do sistema de transmissão da energia procedente da usina de Itaipu.

Publicado em 23/02/2021 às 00:51

(Foto: Kiko Sierich/Itaipu Binacional)

A assessoria do Palácio do Planalto confirmou, nesta terça-feira (23), que o presidente Jair Bolsonaro estará em Foz do Iguaçu na quinta-feira (25), para participar do ato de lançamento da revitalização do sistema de transmissão da energia procedente da usina de Itaipu, por meio da subestação e das linhas mantidas por Furnas.

O evento acontece a partir das 10h30, na sede da maior subestação da América Latina, que está localizada no final da Avenida Tarquinio Joslin dos Santos, região norte do município, ao lado de bairros populosos como o Cidade Nova. Desde que assumiu a presidência, em janeiro de 2019, Jair Bolsonaro já esteve quatro vezes em Foz do Iguaçu, a última delas, no mês de dezembro.

Além de Bolsonaro, devem participar autoridades como o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior; o ainda diretor-geral brasileiro de Itaipu (indicado por Bolsonaro para a Petrobras), general Joaquim Silva e Luna; e o diretor-presidente de Furnas, Pedro Eduardo Fernandes Brito.

A Itaipu Binacional vai investir cerca de R$ 1 bilhão, em cinco anos, para revitalizar o sistema de corrente contínua de alta tensão, construído e operado por Furnas, responsável pela transmissão ao mercado brasileiro da energia que o Paraguai não consome, da metade da produção a que o país sócio do Brasil na usina tem direito.

A ação reforçará a segurança energética do sistema elétrico brasileiro, pois o sistema opera há 36 anos e está no fim de sua vida útil. O convênio para essa atualização já foi assinado e o primeiro repasse a Furnas, de R$ 161 milhões, foi feito no último dia 30 de dezembro. Os próximos passos são a elaboração dos projetos e da licitação.

O acordo tem duração de 60 meses e contempla a modernização de equipamentos na estação conversora em Foz do Iguaçu, que converte corrente alternada que vem da Itaipu em 50 Hz (500 kV) para corrente contínua (em +600 kV); duas linhas transmissão com cerca de 800 km de extensão; e uma estação inversora, em lbiúna (SP), que converte corrente contínua em corrente alternada de 60Hz.

Outras informações sobre a agenda do presidente na fronteira, que pode incluir compromissos relacionados à mudança na direção-geral brasileira de Itaipu, serão divulgados até o fim da tarde de quarta-feira (24).

Fonte:

Deixe seu comentário