Portal da Cidade Foz

Visitação

Em 45 anos, Turismo de Itaipu já recebeu mais de 25 milhões de visitantes

Número contempla visitas turísticas e institucionais, nas duas margens da empresa: brasileira e paraguaia.

Publicado em 05/12/2022 às 15:25

(Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

(Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

(Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

(Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

A visitação aos atrativos turísticos da usina de Itaipu atingiu em novembro a marca de 25 milhões de pessoas. O número contempla todas as visitas realizadas desde 1977, quando Itaipu começou a receber turistas, nas duas margens da empresa (brasileira e paraguaia).

Do total, metade dos visitantes (12,8 milhões) é formada por brasileiros; outros 12,2 milhões são estrangeiros, incluindo os vizinhos paraguaios. A lista de nacionalidades que aparecem no levantamento é extensa e registra diversos países.

Somente em 2022, ano marcado pela retomada do turismo, após o período mais crítico da pandemia de covid-19, mais de meio milhão de pessoas visitaram a usina (incluindo as visitas turísticas e institucionais). Os brasileiros seguem compondo a maioria do grupo (374,7 mil pessoas). 

O levantamento indica ainda que julho (época de férias escolares de inverno) foi o mês do ano com maior número de visitantes, chegando a 82 mil pessoas, sendo 56,7 mil (69%) brasileiros. 

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalicio Risden Junior, comenta que o turismo é a principal vocação econômica da cidade e o aumento da visitação traz benefícios em cadeia para a região – da rede hoteleira ao setor de transportes, restaurantes e compras, entre outros. 

“Faz parte da missão institucional de Itaipu contribuir para o desenvolvimento da região e o turismo movimenta muitos setores da economia. É um setor que gera empregos, renda e ainda fortalece a imagem de Foz do Iguaçu no Brasil e no exterior”, afirmou.

Risden também citou o apoio da empresa ao Natal Águas e Luzes de Foz do Iguaçu, cuja abertura lotou o Gramadão da Vila A no último sábado (3). Cerca de 10 mil pessoas participaram da festa. “Ano a ano a cidade tem se fortalecido também como destino natalino”, completou.

Complexo Turístico

O Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela operação do turismo na margem brasileira da usina, registrou um aumento de mais de 53% na visitação de janeiro a novembro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 375,8 mil visitas neste ano, ante 245,5 mil de 2021.

O setor oferece cinco opções de passeios: Itaipu Panorâmica (a mais procurada), Itaipu Especial, Itaipu Iluminada, Refúgio Biológico Bela Vista e Itaipu By Bike. Para saber mais sobre os passeios e fazer reservas antecipadas basta visitar no site do CTI (www.turismoitaipu.com.br).

Fonte:

Deixe seu comentário