Portal da Cidade Foz

Foz do Iguaçu

Em evento inédito no Brasil, Ordem do Caminho de Santiago recebe novos membros

Um dos homenageados com o título foi o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Vitório Stamm.

Publicado em 16/09/2018 às 21:26

(Foto: Christian Rizzi)

Foz do Iguaçu recebeu o XVII Capítulo Extraordinário da Ordem do Caminho de Santiago. No evento, inédito no Brasil, foram concedidas comendas de Cavaleiro e Dama da Ordem de Santiago para novos membros de vários países. Um dos homenageados com o título foi o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Vitório Stamm. O prefeito Chico Brasileiro também participou do ato e recebeu a Medalha de Ouro da instituição.

Acompanharam a cerimônia oficial, aberta pela Banda do 34 Batalhão de Infantaria Motorizado, no Mabu Thermas Grand Resort, a governadora do Paraná, Cida Borghetti, que também é Dama da Ordem do Caminho, o diretor da Termatalia e vice-presidente Executivo da Ordem do Caminho de Santiago, Alejando Rubin Carballo, o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla (ambos Cavaleiros da Ordem), a primeira-dama e secretária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jeronymo de Lima, o deputado Federal Alex Canziani, o ex-diretor Geral de Itaipu, Luiz Fernando Viana, o senador, Francisco José Fernandez, da Espanha, o vereador Jorge Pumar, a deputada Ana Vallarin, ambos de Ourense, na Espanha, além de empresários e autoridades municipais.

A Ordem de Santiago é supranacional e existe desde o ano 1175, quando foi instituída por Afonso VIII de Castela e aprovada pelo Papa Alexandre III. Atualmente são 1.163 cavaleiros e damas da Ordem do Caminho de Santiago, espalhados por 25 países. A maioria dos membros foi condecorada pelos relevantes serviços no turismo.

Na cerimônia, realizada no último sábado (15), 19 pessoas de vários países receberam a comenda. Além de Marcos Stamm, da Itaipu, também foram homenageados com a honraria o empresário Altino Voltolini, o cônsul da Itália em Ciudad Del Este (Paraguai), Armando Nasser, o coordenador do Festival de Turismo, Paulo Angeli e a fundadora da Guarda Mirim em Foz do Iguaçu, Leia Leoni Viana, que é mãe do ex-diretor-geral de Itaipu, Luiz Fernando Viana. Ele é cavaleiro da Ordem e já percorreu o Caminho de Santiago sete vezes.

"A honraria faz com que você enxergue o significado do caminho do bem, buscando fazer mais para melhorar a vida das pessoas, Quem faz o caminho do bem, não aprende de uma hora para outra. Se você recebeu essa honraria, você pratica o bem, e isso aumenta a obrigação de continuar fazendo com muita responsabilidade", afirmou Stamm.

Irmandade

O prefeito Chico Brasileiro foi condecorado com a Medalha de Ouro da Ordem de Santiago. Ele agradeceu a honraria e destacou a realização do evento em Foz. " Essa medalha representa a irmandade dos membros da Ordem com Foz do Iguaçu. Estou muito honrado e quero agradecer a todos participantes que visitaram nossa cidade e que multipliquem os momentos vividos nos atrativos para amigos de outros países", disse.

Significado

Para Piolla, o título de cavaleiro ou dama da instituição tem um significado especial. " A investidura tem um significado que extrapola a honraria. Não é um título para pendurar na parede, é algo que vale para toda a vida, pois assume-se o compromisso de praticar o bem e defender o Caminho de Santiago, mas também a partir de agora defender o Caminho da Fé, que liga Itaipulândia, Missal e Santa Helena ou defender o Caminho do Iguaçu, que ligará Foz a Cascavel pela ciclovia em torno do Parque Nacional", comentou.

Fonte:

Deixe seu comentário