Portal da Cidade Foz

diversão

Espaço em Foz do Iguaçu convida as crianças para explorar o brincar livre

Complexo, no centro da cidade, reúne diversão, aprendizado e desenvolvimento num ambiente seguro e aconchegante.

Publicado em 23/05/2019 às 02:38
Atualizado em

Kalucha Plácido e Tatiane Bueno destacam que o ambiente é familiar e para todas as idades. (Foto: Marcos Labanca)

(Foto: Marcos Labanca)

O mundo da criança é um universo feito para ser explorado dentro do tempo dela. Agora um pedacinho desse viver a infância ganha formas e cores bem no centro de Foz do Iguaçu. É o Espaço Brincar, um lugar encantador onde o brincar livre é valorizado como fonte de aprendizagem e desenvolvimento. 

O ambiente é ideal para curtir a diversão pela diversão, sem regras. Melhor dizendo, sem regras chatas. Nele tudo está desenhado de tal maneira que pequenos e pequeninos descobrirão a própria criatividade, imaginação, autonomia, independência e emoção existentes dentro de cada um – construindo assim as memórias para uma vida adulta.

Por valorizar o tripé “brinque/aprenda/desenvolva”, o Espaço Brincar nasce mágico. Pense numa casa feita com muito esmero, na Rua Mato Grosso, número 1.324, Vila Maracanã. São vários mundos dentro de um mesmo universo muito colorido, aconchegante, organizado e cheio de detalhes fascinantes –numa área total de 480 metros quadrados.  Ah, é claro, com muita segurança.

Gerente e pedagoga do Espaço Brincar, Tatiane Bueno conta que hoje as crianças têm pouco tempo para se divertir devido a uma agenda cheia. Isso sem falar na sedução da tecnologia. “Queremos que a criança se sinta livre e tenha prazer em brincar, deixar correr solta a imaginação. Ela pode gastar aqui toda a energia acumulada”, explica.

O diretor administrativo, Kalucha Plácido, informa que o ambiente familiar é voltado para todas as idades, inclusive para pais e responsáveis, e cheio de atividades lúdicas que auxiliam o desenvolvimento da criança. Ah, é preciso frisar a ausência de eletrônicos ou wi-fi. Mas é certeza de que diante de tantas opções de lazer ninguém vai sentir falta da tecnologia.

Bem diferente dos tradicionais estabelecimentos de recreação, eventos e shoppings, o Espaço Brincar preza pela autonomia das crianças, que podem explorar os ambientes de brincadeiras no seu tempo e interesse, sem hora para começar ou acabar, sempre assistidas pela equipe de educadores.

Um playground verde de brinquedos, painéis de tintas e estação sensorial


Foto: Suelen Bicicgo

Para tentar entender um pouco, pense num quintal grande como sendo um imenso playground verde. O abre-alas é o brinquedo que une escalada, escadas, desafio de cordas, pontes, escorredores e túneis. Também chama atenção a piscina de bolinhas, pula-pula de pneu e tanque de areia.

As paredes são um convite à parte, seja a com painel de giz ou com painel de cerâmica para tinta guache – ambas ótimas para o despertar de artistas plásticos. Tudo isso sem falar do mural no qual todos os pequenos deixarão seus nomes e digitais.

Já a estação sensorial é ideal para desenvolver a coordenação motora fina, com tomadas, botões, trincos, canos de plástico, madeira e ferro interligados. A varanda tem o triângulo pikler, uma espécie de escadinha e prancha muito boa para exercitar o equilíbrio. Além disso tudo, há o gramado para todo tipo de brincadeira, como futebol, corda e camping.

Uma casa muito engraçada! Tem tudo, menos porta!


Foto: Marcos Labanca

A alegria do brincar livremente e do viver a infância como ela deve ser continua no interior da casa, agora de uma maneira ainda mais engraçada. Debaixo do teto tem tudo. Cada cômodo ganhou vida própria. Como diz o personagem Buzz Lightyear, dá para brincar ao infinito e além.

E sabe o que é muito legal? Muitas paredes não têm portas, mas sim travessias circulares interligando um ambiente a outro (com as beiradas protegidas por camadas de espuma). É impossível resistir à vontade de cruzar de um lado para outro pelos “portais da imaginação”.

O Espaço Brincar tem, em sua área interior, cozinha miniatura completa com utensílios de plástico e madeira, quarto das bonecas, boxes dos carrinhos, QG dos super-heróis, muitos jogos de encaixe e até mesmo minicasinhas com as principais divisórias e móveis de uma residência. Isso sem falar no quartinho com muito papel e giz para desenhar até cansar.

A criançada conta ainda com biblioteca para contação de histórias e até uma cabaninha para aguçar a imaginação. Para completar, dá para desenvolver as habilidades manuais no quarto só com brinquedos de madeira. Nele é utilizado o método da educadora italiana Maria Montessori (1870 a 1952), reconhecido pelo equilíbrio entre o aprender sozinho e o compartilhar conhecimento.

Funcionamento

O Espaço Brincar funciona diariamente, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados,  das 10h às 19h. O ingresso é bem acessível pode ser de várias formas: por hora, por período (manhã ou tarde) ou por adesão ao plano mensal (a criança pode frequentar diariamente).

Inauguração: 25/5 (sábado)

Horário: 14 horas 

Serviço:

Espaço Brincar Foz

Rua Mato Grosso, número 1.324, Vila Maracanã

Telefone: (45) 99151-0712

Fonte:

Deixe seu comentário