Portal da Cidade Foz

Seminário

Exercício com drones simula ataque terrorista na Ponte da Integração

Durante a simulação, foi feito o rastreio através do Aplicativo Móvel e o sinal de streaming de vídeo gerado por Aplicativo de uma empresa especializada

Publicado em 28/03/2024 às 14:09
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Assessoria )

A Atech, empresa do Grupo Embraer, demonstrou com sucesso os benefícios da plataforma GDI (Gerenciamento de Incidentes) durante uma simulação de ameaça terrorista em local próximo à área turística de Foz do Iguaçu. O exercício foi realizado durante o 2º Drone Policial, evento que começou na terça (26) e segue até esta quinta (28) com participação de policiais de todo o Brasil e do exterior.

A plataforma da Atech possibilita rápida e eficaz integração e interoperabilidade de materiais, sensores e sistemas, proporcionando uma ampla e completa visão do teatro de operações em tempo real.

O exercício simulou o recebimento de um alerta de ataque terrorista em local próximo à Ponte da Integração e ao Marco das Três Fronteiras, ambos de grande importância econômica e movimentação de turistas.

Durante a simulação, foi feito o rastreio através do Aplicativo Móvel e o sinal de streaming de vídeo gerado pelo Aplicativo Vídeo, ferramentas integradas ao GDI da Atech, juntamente com imagens coletadas por drones. Isso permitiu o acompanhamento, o monitoramento em tempo real da operação, e o rastreamento dos agentes no campo.

De acordo com Cláudio Trapaga F. Nascimento Filho, Gerente Comercial da Atech, o exercício simulado potencializou o emprego do GDI, foram demonstradas algumas das suas principais capacidades.

“Os benefícios do Gerenciamento de Incidentes da Atech foram evidentes durante o exercício, proporcionando respostas imediatas e assertivas, elevado grau de consciência situacional e vantagens estratégicas para prevenção e combate ao crime”, disse.

O coordenador do exercício simulado de ameaça terrorista, Wilner Lopes, piloto e instrutor de pilotagem de RPAs da Polícia Militar do Estado de São Paulo, disse que o exercício foi um sucesso.

"Experimentamos todas as soluções em campo e foram fantásticas, inclusive a Atech apresentou uma solução incrível, fizemos o teste juntamente com polícias de todo o Brasil e também de fora e foi sensacional. Parabéns!", afirmou Wilner.

O Gerente Comercial da Atech ressalta ainda que o GDI pode ser utilizado em diferentes operações que demandam planejamento e monitoramento em tempo real. Versátil e modular, a aplicação do GDI não se limita ao contexto da Segurança Pública e pode facilmente ser utilizada nas áreas de Saúde, Logística, Meio Ambiente, Transporte, entre outros setores.

"O êxito da aplicação do GDI no primeiro simulado realizado no 2º Drone Policial demonstra o compromisso da Atech em fornecer soluções tecnológicas inovadoras e eficientes para garantir a segurança e o bem-estar da população", disse Claudio.

Sobre o 2º Drone Policial

O 2º Drone Policial é um seminário promovido pela Secretaria de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, em parceria com o Grêmio De Pilotos Remotos da Segurança Pública. O evento reúne diversos órgãos de segurança do Brasil e de outros países.

O seminário tem três dias de atividades intensas, visando o compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre uso de drones na segurança pública. A programação inclui palestras, workshops e exercícios simulados com uso de drones em diversos cenários.

Sobre a Atech

Reconhecida como uma “System House” brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, gestão de ativos, segurança digital, conexões Inteligentes, logística, sistemas de comando e controle, de instrumentação e controle, embarcados e simuladores. Mais informações em www.atech.com.br e contato@atech.com.br.

Fonte:

Deixe seu comentário