Portal da Cidade Foz

cidade

Feira ajuda jovens de Foz do Iguaçu a superar desafio do primeiro emprego

Participantes do Trilha Jovem, do POLOIGUASSU, apresentam conhecimento e habilidades a empresários e gestores.

Publicado em 20/09/2019 às 06:13

(Foto: Divulgação)

Um evento para ficar na memória de novos profissionais com talento, criatividade e iniciativa. A 2ª Feira Jovem de Negócios Iguassu aproximou jovens capacitados de empresários, gestores e recrutadores de pessoal dispostos a dar uma oportunidade para quem está em busca de emprego, nesta quarta-feira, 18.

Os 162 participantes do projeto Trilha Jovem Iguassu tiveram a oportunidade de mostrar um pouco do seu conhecimento e habilidades. Uma chance valiosa para demonstrar, a mais de 300 visitantes, o aprendizado em cinco meses de treinamento na área de Turismo & Atendimento, Comércio & Atendimento e Hospedagem & Eventos.

Esse “grande encontro” aconteceu em uma ampla estrutura de 300 metros quadrados no Wish Resort Golf Convention. O espaço abrigou 36 estandes de empresas parceiras que tiveram seus produtos e serviços oferecidos e/ou apresentados pelos trilheiros. Na prática, os jovens atuaram como embaixadores dos empreendimentos.

Protagonistas – Residente no Pilar Parque Campestre, João Davi Costa, 17 anos, destacou o aprendizado em diferentes áreas, inclusive com projetos sustentáveis, e o contato com empresários de diferentes ramos. “Deixamos velhos hábitos para trás. Minha postura antes era outra, agora estou mais confiante”, completou o adolescente, que acabou de concluir o ensino médio no Colégio Estadual Cataratas.

Moradora do Morumbi e aluna do Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, Evellyn Vitória Rodrigues de Oliveira, 17, revelou que aprendeu a atender bem as pessoas no comércio. “É importante que o cliente volte sempre”, resumiu. Sua colega Larissa Glaner comentou que o Trilha Jovem a mudou totalmente. “Antes eu gostava só de ficar em casa. Agora melhorei na escola e estou aqui interagindo com uma multidão.”

Estudante do Colégio Estadual Doutor Arnaldo Busatto, Gabrielly Sobrinho Jover, 17, contou que antes de ingressar no projeto não pensava muito no futuro ou em ter uma carreira profissional. “Hoje sinto mais confiança e me relaciono com as pessoas com mais respeito. Penso em trabalhar com turismo e meio ambiente. São áreas que movem toda a cidade”, disse.

Empresários e autoridades frisam importância projeto

A 2ª Feira Jovem de Negócios Iguassu reuniu autoridades do poder público e iniciativa privada, entre elas Leila Alberton (Itaipu Binacional), Gilmar Piolla (Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos), Wilbur Souza (Fundação PTI), Maira Uez (Wish Foz do Iguaçu), Karl Stoeckl (Diretoria de Gabinete da Prefeitura de Foz), Inês Weizemann (Câmara de Vereadores) e Jaime Machado Mendes (presidente do POLOIGUASSU).

Além das autoridades, os empresários elogiaram a interação gerada pela feira. Para Alexandre Yung, executivo de Contas da Equalizee Eventos e Stand Solutions, a iniciativa é muito importante porque coloca em contato com as empresas profissionais qualificados em áreas estratégicas da economia. “O setor de eventos tem particularidades e tem muitas oportunidades para gente capacitada.”

Franqueada de O Boticário e Quem disse, Berenice?, Vanessa Mesniki Borges ponderou que o mercado de trabalho muitas vezes abre vagas que não são preenchidas por falta de gente qualificada. “O Trilha coloca na praça jovens lapidados. A gente percebe os talentos em rápidas conversas. Os trilheiros estão acima da média. Gostaria eu de contratar toda a equipe”, ressaltou.

Empresários da hospedagem, Deborah Luiza Aguerra (Iguassu Eco Hostel) e Ricardo Augusto Nisiide (Tetris Hostel) são antigos parceiros do Trilha Jovem Iguassu, sempre abrindo as portas para novos talentos. “Eles têm grande diferencial profissional”, elogiou a empresária. “O evento é uma chance a mais para inserir profissionais preparados nas empresas”, complementou o empresário.

Equipe acompanhará a inclusão dos jovens

A próxima etapa do Trilha Jovem Iguassu é acompanhar a inclusão dos jovens no mercado de trabalho nos três primeiros meses. A equipe técnica dará suporte para garantir o máximo de aproveitamento dos talentos pelas empresas. Todo esse acompanhamento garante elevados índices de inclusão e permanência dos trilheiros nas empresas.

Desenvolvido pelo POLOIGUASSU, o Trilha Jovem Iguassu surgiu para atender a uma demanda crescente por profissionais qualificados e a inserção social e profissional de jovens. O projeto chega à 11ª edição atendendo mais de 1.520 jovens de 16 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, cujas famílias têm renda de até três salários mínimos.

O Trilha é sinônimo de credibilidade entre os empresários e representantes do trade e possui como principais parceiros a Itaipu Binacional, Fundação PTI e Funcriança, sendo apoiado ainda por outras instituições e empresas. Recebeu, em 2018, a chancela da Unesco e da Rede Globo ao ser escolhido como um dos projetos do Criança Esperança.

Fonte:

Deixe seu comentário