Portal da Cidade Foz

Limpeza

Força-tarefa retira em um dia quase 60 toneladas de lixo de rios e córregos

Trabalhos seguem nesta sexta-feira (22) em diferentes locais da cidade. População pode denunciar o descarte irregular pelo aplicativo 156 Foz.

Publicado em 22/01/2021 às 01:25

(Foto: Divulgação )

A força-tarefa da Prefeitura de Foz do Iguaçu – formada por equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Defesa Civil – retirou 59 toneladas de lixo de dentro de rios, córregos e galerias fluviais nesta quinta-feira (21). 

Além de acarretar um grande dano ao meio ambiente, o material descartado de forma irregular pode provocar enchentes, já que não permite a passagem da água, e ainda se transformar em criadouro do mosquito da dengue.

As equipes estiveram na Rua assunção, sobre o Rio Boicy; na Rua Mané Garrincha, no Jardim Itália; na Rua dos Cravos e Rua das Palmas com a Malva Rosa, no Porto Meira, além do Jardim Evangélico e Avenida Riccieri Maran. 

O trabalho teve continuidade nesta sexta-feira, 22, na Avenida República Argentina, ao lado da UBS do Maracanã e na Rua Golfinho, no Arroio Ouro Verde. As equipes da Secretaria de Obras também realizaram a limpeza de pistas e de bocas de lobo. 

“Grande parte deste material descartado poderia ir para Coleta Seletiva ou ser destinado de maneira correta para o aterro sanitário. Em apenas uma limpeza, encontramos dois sofás jogados dentro do rio Boicy”, contou Adriana Fuzetti Lopes, Chefe de Divisão da Limpeza Pública. 

Além de móveis, as equipes encontram eletrodomésticos, eletroeletrônicos, roupas, utensílios domésticos, galhos, restos de construção civil, entre outros entulhos.

O descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental e passível de multa de até R$ 9 mil.

Denúncias 

A população pode denunciar o descarte irregular de lixo através do aplicativo 156 Foz ou pelo telefone 156. O sistema permite que o morador envie reclamações e anexe imagens, além da possibilidade de acompanhar o andamento dos pedidos. O aplicativo repassa as informações enviadas pelos moradores de forma automática aos órgãos responsáveis.

O aplicativo também recebe outras demandas, como solicitações de troca de lâmpadas, mato alto em terrenos baldios, sinalização, transporte público, fiscalização, remoção de veículos abandonados, tampas de bocas de lobo, entre outros.

Fonte:

Deixe seu comentário