Portal da Cidade Foz

Eventos

Fórum Internacional de Infraestrutura e Logística acontecerá em Foz do Iguaçu

Evento foi apresentado a empresários, gestores públicos, acadêmicos e lideranças da sociedade civil; fórum acontecerá em maio e reunirá mil participantes.

Publicado em 17/01/2022 às 09:02

(Foto: Divulgação/ACIFI)

Obras estruturantes, localização estratégica e novos projetos são oportunidades ilimitadas para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região. O aproveitamento desse potencial está entre os objetivos do 1º Fórum Internacional de Infraestrutura e Logística Sustentável (Films), apresentado a empresários, gestores, acadêmicos e sociedade civil.

Cerca de cem lideranças iguaçuenses, do Paraná e dos países vizinhos participaram da exposição do Films, de forma presencial e on-line, nessa semana, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID). A apresentação técnica foi feita pelo consultor Márcio Roberto Fernandes, da Unidec Engenharia.

Com patrocínio da Itaipu Binacional, o evento será realizado de 19 a 21 de maio, em Foz do Iguaçu, devendo receber cerca de mil participantes. O fórum reunirá representantes da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e de outros países, sendo pioneiro na América do Sul a discutir a infraestrutura e a logística pelo viés multimodal. 

A nova rota bioceânica, que passará por Foz do Iguaçu e as Três Fronteiras, investimentos em modais de transporte, novo porto seco e a desburocratização das fronteiras ocuparão o centro dos debates, explicou o coordenador do fórum e vice-presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo. “O objetivo é consolidar a região como um bom lugar para se investir e transformá-la em um polo de excelência”, ressaltou. 

A intenção é reduzir custos de logística, integrar as aduanas e harmonizar a legislação. O fórum levantará a proposta de criação de um banco de projetos para investimentos, com vistas ao período de 25 anos (2022–2047). “Outra iniciativa será a assinatura de um memorando entre os países do Conesul por integração logística para conectar os oceanos Atlântico e Pacífico”, frisou Danilo.

Desenvolvimento integrado

O chefe de gabinete do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, coronel Robson Rodrigues de Oliveira, contextualizou a participação da empresa. “A Itaipu mantém um pacote de obras que soma 2,5 bilhões, o que contribui para um novo momento de desenvolvimento de toda a região. Nossa participação e patrocínio ao fórum acompanha esse princípio, que é o de induzir o progresso”, refletiu.  

O vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio, também destacou a importância das grandes obras para o desenvolvimento, defendeu a diversificação dos modais de transporte e salientou a importância do fórum para Foz do Iguaçu e região. “Estamos participando da apresentação de algo que certamente será vitorioso, pleno de sucesso e com muitos resultados”, realçou. 

Carga e passageiro em movimento

Ao apresentar o fórum, o consultor Márcio Fernandes pontuou que o Corredor Bioceânico Multimodal de Capricórnio, que conectará os portos de Paranaguá (Brasil) e de Antofagasta (Chile), tem respaldo de estudos oficiais de demanda e viabilidade. Ele apresentou um painel que mostra o aumento de investimentos privados em rodovias e ferrovias, fruto de decisão do governo federal, e apontou a relação da logística e custo da produção. 

“Logística significa carga e passageiro em movimento. Se isso não ocorre, se a mercadoria fica parada por falta de infraestrutura, é prejuízo e aumento dos preços”, exemplificou. “A logística só é completa quando tem integração entre ferrovia, rodovia, aeroporto e hidrovia, modais que precisam ser conectados”, defendeu Márcio. 

União de forças 

Presidente da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), André Gonçalves enalteceu os temas e objetivos do fórum internacional para desenvolvimento da infraestrutura e da logística. “Com muita honra, participaremos do fórum e estamos totalmente alinhados a essa missão”, asseverou. 

O secretário-executivo do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), João Arthur Mohr, lembrou que a Ferroeste é o trecho do Corredor de Capricórnio no Brasil. “E o projeto da nova ferrovia já está andando, com previsão de licitação da expansão da malha já neste ano.” 

Dirigente da Cooperativa Pindo, do Paraguai, Romualdo Zocche mencionou a importância da logística e da infraestrutura de transportes para o país, um grande produtor agrícola. “Precisamos desses projetos de ferrovia e hidrovia. Estamos muito contentes de participar do fórum e vamos levá-lo para o conhecimento do setor produtivo paraguaio”, comprometeu-se. 

Presenças

Também participaram da apresentação o presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, vereador Ney Patrício; presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; representante do Programa Oeste em Desenvolvimento e diretor da Cooperativa Frimesa, Elias Zydek; presidente do Codetri e Codeleste, Linda Tayen; presidente do Codefoz, Felipe Gonzalez; presidente do Codespi, Joaquin Barreto; presidente do Sindifoz, Rodrigo Ghellere; presidente do Sintratol, Allan Tressi; presidente do Sintropar, Antonio Ruyz; presidente do Sindilojas, Itacyr Mayer; gerente de Operações de Fronteiras da Multilog, Francisco Damilano; vereadores, representantes dos municípios lindeiros, empresários, professores universitários, entre outras lideranças.

Fonte:

Deixe seu comentário