Portal da Cidade Foz

Natureza

Fotógrafo registra em Foz do Iguaçu imagem de macaco de espécie pouco comum

O macaco Bugio-preto teria sido visto pela última vez na região em 2019, num período em que vários animais morreram em decorrência da febre amarela.

Publicado em 14/09/2021 às 15:06

(Foto: Rodrigo Sousa/Divulgação)

(Foto: Rodrigo Sousa/Divulgação)

O fotógrafo Rodrigo Sousa conseguiu registrar a imagem rara de um animal que há dois anos não era visto em Foz do Iguaçu. Ele fotografou um macaco Bugio-preto.

O último registro dessa espécie de macaco em Foz do Iguaçu, teria sido em 2019, ao ser noticiado a morte de cerca de 40 macacos na cidade por febre amarela, números na época confirmados pelos boletins epidemiológicos. O Paraná foi o estado em que a doença mais provocou mortes de animais no país.

De acordo com informações publicadas pelo próprio fotógrafo em sua conta no Instagram (clique aqui), essa é uma espécie que está na categoria de "quase ameaçada" de extinção.

"Esta espécie sofre declínio populacional devido principalmente à perda, fragmentação e desconexão de habitat, aumento da matriz rodoviária e energética, agricultura, pecuária, incêndios, caça e vulnerabilidade a epidemias como mencionado acima", escreveu. O número para denúncias de tráfico de animais é o 0800-618-080.



Fonte:

Deixe seu comentário