Portal da Cidade Foz

Chuva em Excesso

Foz do Iguaçu tem o maior volume acumulado de chuva em janeiro desde 1998

Foram 397,8 mm até a manhã desta quinta-feira (21). A quantidade de chuva esperada para todo o mês era de 160 mm.

Publicado em 21/01/2021 às 02:43
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu reforçou a limpeza em pontes e galerias pluviais em várias regiões da cidade nesta quinta-feira, 21. O descarte irregular de lixo nas vias públicas e os grandes volumes de chuva nos últimos dias são as maiores causas de alagamentos na cidade.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o acumulado de chuva na cidade até esta quinta foi de 397,8 milímetros – o maior volume já registrado no mês de janeiro desde o início do registro de dados feito pela instituição, em 1998. A quantidade de chuva esperada para todo o mês era de 160 mm.

Desde a última semana, equipes das secretarias de Obras, Meio Ambiente e da Defesa Civil estão retirando lixo das galerias pluviais e também no entorno de rios e córregos nas regiões onde há maior incidência de alagamentos.

A medida busca fazer com que a água siga o fluxo correto de escoamento. Nesta quinta-feira, as equipes fizeram limpezas em locais como Jardim Evangélico, Avenida João Riccieri Maran, Morumbi, Jardim Lancaster, Porto Meira e nas  margens do Rio Boyci, entre outros pontos.

“A Prefeitura está atuando de diversas formas para diminuir os transtornos causados pelas chuvas. Na noite de quarta-feira, as famílias atingidas pela chuva foram assistidas por equipes da secretaria de Assistência Social e, na manhã desta quinta, executamos mais uma ação preventiva de limpeza em pontos críticos da cidade”, comentou o coordenador da Defesa Civil, Vandro Cezar.

“Lembramos que a população pode utilizar o telefone 199 para informar a Defesa Civil sobre situações de emergência”, completou.

Durante os trabalhos coordenados pela Defesa Civil, as equipes já encontraram pneus, garrafas pets, lonas e plásticos, entre outros objetos, descartados indevidamente nas redes de galerias pluviais e também no entorno dos rios.

Fonte:

Deixe seu comentário