Portal da Cidade Foz

Premiação

Foz do Iguaçu vence Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae

O prêmio é dividido por categorias conforme faixas de tamanho da população.

Postado em 24/11/2021 às 13:32

(Foto: Luciano Patzsch/Fomento Paraná)

O município de Foz do Iguaçu recebeu nesta terça-feira (23) o Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae 2020 como Campeão Geral e 1º lugar na categoria acima de 200 mil habitantes. O prêmio foi entregue durante o Encontro Estadual de Agentes de Crédito, que está sendo realizado em Foz do Iguaçu, organizado pela Fomento Paraná e Sebrae/PR. O evento reúne mais de 250 agentes de crédito que atuam na intermediação de operações de microcrédito em 283 prefeituras, salas do empreendedor e agências do trabalhador.

"Essa premiação é um estímulo para que prefeituras e agentes de crédito possam oferecer ainda mais crédito para manter empregos, manter negócios e renda nas localidades”, disse o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves. Ele destacou a atuação de Foz do Iguaçu pelo trabalho extraordinário da cidade, que foi muito atingida pela pandemia, em função da vocação relacionada ao turismo. “Eles foram atrás da Fomento, do governador, que abriu uma linha de crédito especial para os informais, os microempresários e MEIs. Foz do Iguaçu se mobilizou, se organizou e em parceria com a Fomento colocamos muitos recursos na cidade. Parabéns pelo primeiro lugar geral.”

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, disse que é muito importante reconhecer o trabalho que os agentes realizam nos municípios e o impacto que isso gera em todas as regiões. “Orientando os empresários, facilitando o acesso ao crédito, eles ajudam a promover o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Por isso, esse encontro para fortalecer essa grande rede, compartilhar experiências e valorizar o trabalho realizado nas bases, que são os municípios”, declarou Tioqueta.

“A premiação é um reconhecimento dos agentes e dos municípios que têm feito um trabalho diferenciado, que de fato encararam o crédito como uma solução no momento da pandemia, para as pequenas empresas, como uma forma de levar a elas uma condição maior de competitividade e abraçaram a causa da Fomento que é o crédito e a causa do Sebrae que é o desenvolvimento. Juntos estão fazendo a diferença no Paraná”, afirmou.

Os agentes de crédito são responsáveis pela orientação de empreendedores e pela intermediação de operações nos municípios, por meio das prefeituras, salas do empreendedor e agências do trabalhador. Atualmente, são mais de 380 profissionais ativos em 283 cidades do Paraná.

Prêmio – O Prêmio Estadual de Microcrédito é dividido por categorias conforme faixas de tamanho da população, com troféus entregues para os municípios que se destacam em primeiro, segundo e terceiro lugares para categorias até 10 mil habitantes, até 20 mil, até 50 mil, até 100 mil e acima de 200 mil, além do campeão geral.

Geral: Foz do Iguaçu

Municípios acima de 200 mil habitantes: Foz do Iguaçu (1º), Maringá (2°) e Ponta Grosa (3º)

Municípios de 100 a 200 mil habitantes: Apucarana (1º), Guarapuava (2°) e Arapongas (3º)

Municípios de 50 a 100 mil habitantes: Francisco Beltrão (1º), Cianorte (2º) e Marechal Cândido Rondon (3º)

Municípios de 20 a 50 mil habitantes: Loanda (1º), Pitanga (2º) e Cornélio Procópio (3º)

Municípios de 10 a 20 mil habitantes: Florestópolis (1º), Engenheiro Beltrão (2º) e Bituruna (3º)

Municípios até 10 mil habitantes: Alto Piquiri (1º), Tomazina (2º) e Cambira (3º)

Encontro de Agentes – O Encontro Estadual de Agentes de Crédito 2021, organizado em parceria com o Sebrae/PR, procura evidenciar o papel protagonista do agente de crédito como agente de transformação da realidade local dos municípios em que atuam.

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves destacou a grande parceria com o Sebrae desde o início das atividades da instituição, há 21 anos, como importante fator para a capacitação dos agentes e dos empreendedores, ajudando a promover a contínua melhoria do ambiente de negócios no Estado.

“O Sebrae e a Fomento Paraná formam uma rede extraordinária, que vem induzindo o desenvolvimento local a partir de crédito e de assistência ao empreendedorismo. Nós só temos a agradecer aos nossos parceiros”, afirmou Neves.

O evento também contou com painéis sobre crédito, economia e mercado de trabalho. "No microcrédito, o caráter humano é muito importante e muito difícil substituir por tecnologia, aprendizado de máquina, algoritmos ou big data. A máquina não substitui a conversa de um agente para coleta da informação", afirmou Luiz Alberto Esteves, economista chefe do Banco do Nordeste, em um painel sobre “O cenário econômico e o papel do microcrédito na retomada da economia paranaense”.

A mesma tônica foi enfatizada pelo presidente do Badesc, a Agência de Fomento de Santa Catarina, Eduardo Machado. "Agentes de crédito têm um papel fundamental, porque emprestam os ouvidos e acreditam nos sonhos das pessoas ajudando a fazer a economia continuar a se retroalimentar e isso é percebido por quem toma o crédito", destacou.

Fonte:

Deixe seu comentário

Outras notícias

Mais Lidas