Portal da Cidade Foz

ICA

Foz é escolhida como sede do 57° Congresso Internacional de Americanistas

Candidatura do evento científico foi apresentada por uma equipe trinacional e contou com apoio de entidades e universidades do Paraná.

Postado em 19/07/2018 às 23:18 |

(Foto: Divulgação)

Foz do Iguaçu será a sede do 57° Congresso Internacional de Americanistas (ICA - International Congress of Americanists), evento científico que reúne, a cada três anos, cerca de seis mil professores de todo o mundo. Marcado para 2021, o congresso deverá contar com participantes de 60 países.

A captação do evento ocorreu em Salamanca, na Espanha. E foi confirmada durante assembleia geral realizada na noite desta quinta-feira (19), às 16 horas pelo horário de Brasília. A próxima edição do ICA foi disputada entre as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Quebec (Canadá) e Rosário (Argentina). Coube ao Visit Iguassu apresentar e defender a candidatura da Terra das Cataratas. A campanha do Destino Iguassu ocorreu no estande da Embratur durante todo o evento na Universidade de Salamanca. Considerada uma das principais universidades europeias, a instituição completa 800 anos em 2018.

Mobilização

Para ser escolhida como sede, além da Embratur e do Visit Iguassu, Foz do Iguaçu contou com a mobilização de uma equipe do Brasil, Paraguai e Argentina, liderada pelo professor Marcio Fernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). A defesa da candidatura também contou com o apoio de outras entidades e universidades do Paraná, como a UDC (União Dinâmica de Faculdades Cataratas) e a Unioeste. 

Para o professor Marcio Fernandes, as experiências anteriores e bem sucedidas da Unicentro com o Destino Iguassu e o Visit Iguassu, incentivaram a candidatura. “Fizemos uma forte articulação e o resultado dessa união foi a conquista de um dos mais respeitados eventos científicos do mundo capaz de acolher até sete mil congressistas”, disse Márcio, que em 2014 coordenou o 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, que reuniu mais de quatro mil participantes.

O ICA é um congresso científico realizado desde 1875. A primeira edição do evento ocorreu em Nancy, França. O Congresso esteve por duas vezes no Brasil, em 1922, no Rio de Janeiro, e em 1954, em São Paulo. "O Congresso Internacional de Americanistas voltará ao Brasil 67 anos depois e a escolha de Foz do Iguaçu é uma grande conquista para o Destino Iguassu"  comemorou Alexandre Jung, gerente de eventos do Visit Iguassu presente em Salamanca.

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas