Portal da Cidade Foz

Cidade

Foz recebe apoio do presidente do Panamá para atrair voo da Copa Airlines

Voo direto entre Foz e a Cidade do Panamá foi o principal assunto durante a visita do presidente.

Publicado em 17/02/2019 às 07:25
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, esteve em Foz do Iguaçu no último sábado (15). Ele foi recepcionado pelo prefeito Chico Brasileiro e o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla. O principal assunto discutido durante a visita oficial do presidente foi o voo direto da Copa Airlines entre a Terra das Cataratas e a Cidade do Panamá.

O Panamá possui um importante hub aéreo, com conexões rápidas para mais de 30 países do continente americano, especialmente Estados Unidos, México e Canadá. Atualmente, nove destinos brasileiros já possuem conexão direta com o terminal panamenho.

Durante a agenda, o presidente do Panamá recebeu informações sobre os números do turismo, sobretudo sobre os principais polos emissores de fluxo turístico para o Destino Iguaçu.

Outro ponto apontado pelas autoridades iguaçuenses para a atração da Copa Airlines foi a localização geográfica privilegiada, entre as regiões Oeste do Paraná, em solo brasileiro, e o Departamento de Alto Paraná, no Paraguai, e a Província de Misiones, na Argentina, com cerca de 3,5 milhões de habitantes num raio de 200 quilômetros, o que se constitui num emissivo turístico valioso para captação de voos internacionais. 


"O Parque Nacional do Iguaçu, um dos principais atrativos turísticos do Brasil, recebe atualmente 3, 5 milhões (incluindo a visitação no lado argentino). Estabelecer um voo entre Panamá e a cidade de Foz do Iguaçu incrementaria a quantidade de passageiros que utilizam o nosso hub aéreo para visitar os destinos do continente sulamericano", avaliou Varela.

Repaginação do aeroporto

Logo ao descer no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, vindo de uma visita ao Paraguai, o presidente e ministros pediram informações sobre a reforma no terminal. O local vai passar por uma repaginação completa, antes de ser privatizado. Está prevista a ampliação das áreas de check-in, salas de embarque e saguão, além da instalação de quatro pontes de embarque e desembarque, os chamados fingers.

"Com a repaginação do nosso terminal de passageiros e a instalação de fingers, estaremos aptos a receber a Copa e outras companhias aéreas ainda em 2019. Uma ligação direta entre Foz e o Panamá vai alavancar o movimento de turistas da América do Norte e da América Central em nossa cidade, sem falar do público europeu e asiático que usaria o hub da Copa para vir pra cá", afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

Gilmar Piolla também destacou que " ao final do encontro, ficou a certeza que conquistamos um aliado estratégico na batalha pela captação do voo da Copa Airlines para Foz do Iguaçu". 

E acrescentou: " A Copa Airlines possui cerca de 100 aeronaves, dentre elas o moderno Boeing 737 Max, com autonomia para fazer ligação direta entre Foz do Iguaçu e a capital do Panamá já neste ano". 

"Um presente da natureza"

Juan Carlos Varela ficou impressionado com as Cataratas do Iguaçu. Segundo ele, "os visitantes de todo o mundo precisam conhecer esse lugar. Um presente da natureza. É um parque belissímo". 

Fonte:

Deixe seu comentário