Portal da Cidade Foz

internet

Foztrans inicia testes para implantação de wifi em ônibus do transporte coletivo

Sinal de wi-fi está disponível em fase de teste em quatro linhas de ônibus; veja quais são.

Publicado em 27/01/2019 às 22:04

(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

Usuários do transporte coletivo de Foz do Iguaçu estão experimentando a inclusão no mundo digital durante seus trajetos. O Foztrans em parceria com o Consórcio Sorriso já iniciou os testes para implementação do sinal de wi-fi público nos ônibus do município. Desde o início da semana, as linhas da região do Porto Belo, Cidade Nova, Porto Meira e Vila C receberam a instalação do sinal de internet gratuita nos veículos.

A fase de testes terá duração de trinta dias com vistas a averiguar a qualidade do sinal e também avaliar a demanda dos usuários. A intenção é implementar o sinal de wi-fi em toda a rede do transporte coletivo no mês de março. A operação é realizada em uma parceria sem custos entre o Foztrans, o Consórcio Sorriso e duas empresas prestadoras de serviços de internet. “Queremos trazer mais comodidade aos usuários e a fase de testes é para garantir a qualidade dos serviços que serão prestados”, explicou o diretor de trânsito do Foztrans, João Motoka.

De acordo com ele, os critérios para escolha das linhas também foram embasados em garantir a qualidade dos serviços. “Foram escolhidas as linhas mais movimentadas para fazer o cálculo com vistas a estimar a velocidade de internet necessária para a demanda”, explicou.

Conforme dados da instituição, cerca de 1,5 milhão de pessoas por mês, dentre moradores e turistas, utilizam os serviços de transporte coletivo de Foz do Iguaçu.

Como funciona

Ao ingressar no ônibus, o usuário deve localizar a rede aberta denominada “FF conect”. Para acessar a internet, ele deverá preencher um cadastro e registrar informações pessoais, tais como CPF, email, dentre outros dados. O registro é realizado por questões de segurança e segue as normas do marco civil de uso da internet.

Nesta etapa, estão sendo disponibilizados 20 gigas de velocidade para cada veículo e o usuário terá direito a utilizar os serviços durante 15 minutos. O morador poderá acessar aplicativos como o Movit -  que traz informações sobre o trajeto - visitar sites de informação e utilidade pública; e interagir através das redes sociais.  As restrições são para acesso a sites proibidos, com teor pornográfico e de violência. Neste primeiro momento, ficam restritos download de vídeos ou obras de audiovisual extensas.

Após concluída a fase de teste, a prefeitura instalará o sinal de wi-fi ilimitado nas 42 linhas de transporte coletivo e no TTU.

Fonte:

Deixe seu comentário