Portal da Cidade Foz

Cidade

Fronteiras do Brasil recebem alerta de segurança dos EUA; exceto Foz do Iguaçu

Departamento americano publicou nota sobre segurança no território brasileiro e pediu para evitar favelas e fronteiras.

Publicado em 14/01/2020 às 21:48
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa/Arquivo)

O governo dos Estados Unidos elevou o alerta para os turistas norte-americanos que viajam para o Brasil e que visitam determinadas áreas, como algumas regiões administrativas de Brasília, as favelas do Rio de Janeiro e algumas fronteiras. O motivo do alerta é o aumento na criminalidade e violência.

A nota foi publicada nesta terça-feira (14) pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. O alerta do governo norte-americano abrange cidades que fazem fronteiras com países latino-americanos, como Venezuela, Bolívia, Peru, Colômbia e Paraguai. Exceto a cidade de Foz do Iguaçu, onde está localizado o Parque Nacional do Iguaçu. 

Sobre as regiões administrativas da capital federal, o Departamento explica que, sem a aprovação prévia das autoridades de segurança, os integrantes do governo dos EUA não podem viajar para as regiões administrativas de Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá, em Brasília, entre as 18h e 6h, devido ao crime.

Sobre as favelas, o alerta informa que “nem as empresas de turismo nem a polícia podem garantir sua segurança ao entrar nessas comunidades”.

Para a área fronteiriça, o Departamento traça como “perigosa” qualquer região a menos de 150 quilômetros das fronteiras terrestres. O alerta, contudo, não vale para o Parque Nacional do Iguaçu ou ao Parque Nacional do Pantanal.

Veja as recomendações do governo norte-americano caso o turista decida viajar para o Brasil:

Esteja ciente de seu entorno;

Não resista fisicamente a nenhuma tentativa de assalto;

Tenha cuidado ao caminhar ou dirigir à noite;

Evite caminhar nas praias depois de escurecer;

Não exiba sinais de riqueza, como usar relógios ou jóias caras;

Seja extremamente vigilante ao visitar bancos ou caixas eletrônicos;

Tenha cuidado nos principais centros de transporte ou nos transportes públicos, especialmente à noite. Os passageiros enfrentam um risco elevado de roubo ou assalto usando transporte público de ônibus municipal em todo o Brasil;

Tenha mais cuidado ao caminhar em áreas isoladas;

Analise os Relatórios de Crime e Segurança no Brasil;

Prepare um plano de contingência para situações de emergência; e

Revise a lista de verificação do viajante.


Fonte:

Deixe seu comentário