Portal da Cidade Foz

Cultura

Governador do Paraná anuncia instalação de Museu Internacional em Foz do Iguaçu

O anúncio será feito nesta segunda-feira (27), às 17h, no Centro Executivo de Itaipu, na Vila A.

Publicado em 27/06/2022 às 09:11

(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

O Brasil será o primeiro país da América Latina a estabelecer um convênio com o Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou, de Paris (França), para a construção de um museu internacional. A assinatura de protocolo de intenções ocorrerá na segunda-feira (27), no Centro Executivo da Itaipu Binacional. A empresa é parceira da iniciativa. 

Segundo o governo do Estado, a escolha de Foz do Iguaçu é parte da promoção do turismo da região e da política de descentralização da cultura. A negociação com o Centro Pompidou começou há dois anos, capitaneada pelo governo do Paraná.

Mais do que um museu de arte, o Centro Pompidou de Paris é um complexo cultural efervescente, que abriga biblioteca, ateliê de escultura, cinema e centro de música e estudos acústicos. É também um dos locais de encontro mais procurados por parisienses e visitantes. Além da sede francesa, o Pompidou possui “antenas”, como são chamadas suas unidades, na Bélgica, Espanha e China.

Sobre o Centro Pompidou

Instalado há 45 anos em um dos bairros mais antigos de Paris, o distrito de Saint-Merri, o Centro Georges Pompidou possui um acervo de mais de 100 mil obras e a maior coleção europeia de arte contemporânea. 

Suas características estruturais, com seu projeto arquitetônico inovador, como se a estrutura estivesse às avessas (assinado pelos arquitetos italiano Renzo Piano e o britânico, Richard Rogers), atrai milhares de visitantes. Outro chamariz é o acervo permanente do complexo, composto de obras de Pablo Picasso, Henri Matisse e Vassily Kandinsky, entre outros. Hoje, o Pompidou abriga uma das melhores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo, comparável à do MoMa, de Nova York, e ao da Tate Modern, de Londres.  

Além do museu, o centro multidisciplinar promove atividades artísticas para a comunidade, com ênfase na cultura dos séculos 20 e 21. 

O nome do centro é em homenagem ao presidente francês que o idealizou, Georges Pompidou, governante da França entre 1969 e 1974. A inauguração em 1977 foi feita pelo presidente Valéry Giscard d’Estaing.

Saiba mais em https://www.centrepompidou.fr/ (opções de navegação em francês, inglês e espanhol).

Fonte:

Deixe seu comentário