Portal da Cidade Foz

TRANSFERÊNCIA

Grande parte dos animais do Bosque Guarani será transferida para Cascavel

O local passará por uma revitalização e será transformado em parque; região central de Foz do Iguaçu é considerada inadequada para os animais.

Publicado em 16/09/2021 às 12:34
Atualizado em

(Foto: Arquivo/Mudestino Barroso)

A Secretaria de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu informou que os animais do Bosque Guarani devem ser transferidos em até 30 dias para outros zoológicos do Paraná e até de outros estados. O local em Foz do Iguaçu passará por uma revitalização e será transformado em parque. A poluição sonora, por ficar na região central da cidade, também foi um fator determinante para a retirada dos animais.

Entidades de proteção animal e zoológicos de outras regiões receberam o contato da Secretaria de Meio Ambiente, questionando se poderiam receber diferentes espécies de animais. De acordo com Pablo Mendes, responsável administrativo do Bosque Guarani, parte dos animais deve ser transferida para Cascavel. Serão entre 30 a 40 animais, entre aves, jacarés e onças-pintadas.

“Cascavel mostrou interesse em receber alguns animais. O Ibama foi até o local e constatou que eles podem receber poucos animais, entre eles a onça, que depende de uma autorização do ICMBio e da Associação dos Zoológicos e Aquários do Brasil”, contou Mendes, em entrevista à Rádio Cultura.

Quando a transferência é dentro do próprio estado do Paraná, é preciso ter autorização do Instituto Água e Terra (IAT), agora se os animais forem para outro estado, a autorização é analisada pelo IBAMA.

Zoológicos de Santa Mônica, no Paraná e do Rio de Janeiro devem receber outros animais. A maior dificuldade para encontrar um local, está em relação aos macacos-prego, segundo Pablo Mendes

Fonte:

Deixe seu comentário