Portal da Cidade Foz

Dia Mundial da Água

Grupo de biólogos e colaboradores fazer limpeza nas margens do Rio Iguaçu

O projeto desenvolvido pela empresa Macuco Safari visando conscientizar diferentes públicos e faixa etária sobre a preservação da água.

Publicado em 23/03/2023 às 19:24

No dia Mundial da Água (22/03), a empresa Macuco Safari desenvolveu uma semana de atividades para comemorar a data e conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar os rios e nascentes da região do Parque Nacional do Iguaçu.

“Todos os rios, grandes ou pequenos tem grande importância. O rio Iguaçu, por exemplo, é o formador das Cataratas do Iguaçu, atrativo turístico e que atrai milhares de pessoas anualmente, portanto temos o dever de preservar a natureza como um todo”, pontua o gerente geral do Macuco Safari, Lucas Teixeira.

Na quarta-feira (22), a equipe de colaboradores da empresa, formada por biólogos e voluntários, percorreram cerca de 10 km de caiaque, até chegar na foz com o rio Paraná, fazendo a limpeza na encosta do rio Iguaçu, ação realizada anualmente. Por conta do grande volume de água no rio, a correnteza acabou levando embora o lixo que foi descartado irregularmente.

A bióloga Débora Queiroz conta que ainda assim foi encontrado muitas garrafas PET, sacos plásticos e linhas de pescar enroscados nos galhos da vegetação, a beira do rio Iguaçu. “Nós também encontramos muitos pescadores no trecho que percorremos. Aproveitamos para conversar e conscientizá-los, sugerindo que levem os resíduos embora e falamos sobre a importância da preservação dos rios e da natureza”.

O Rio Iguaçu nasce na região metropolitana de Curitiba e tem uma extensão de 1.300 km. Ao longo do seu percurso, ele oferece pesca, tem usinas hidrelétricas, balneários e em Foz do Iguaçu, tem as Cataratas do Iguaçu, a Maravilha Natural da Humanidade, além de navegação turística. Por conta disso, o lixo pode vir de todos os lugares e de diferentes formas, “causando impacto ambiental, principalmente nos ambientes aquáticos. A preservação e o cuidado são muito importantes porque reflete principalmente na fauna aquática e aqui no Rio Iguaçu, ela está protegida”, explica o biólogo do Macuco Safari Júlio Queiroz. 

Agenda

Na sexta-feira, dia 24, a empresa Macuco Safari vai promover uma palestra de conscientização e reciclagem do conhecimento sobre a preservação da água. O bate papo com os colaboradores, biólogos e analista ambiental será às 08h da manhã.

Fonte:

Deixe seu comentário